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Type: Dissertação
Title: Tecnologia educativa para prevenção de lesão por pressão: construção e validação
Title in English: Educational techonoly for injury prevention pressure: construction and validation
Authors: Marques, Mikaelle Fernandes
Advisor: Arruda, Lidyane Parente
Keywords in Brazilian Portuguese : Lesão por Pressão;Segurança do Paciente;Atenção Primária a saúde
Keywords in English : Pressure Injury;Patient safety;Primary health care
Issue Date: 21-Jul-2023
Citation: MARQUES,M.F. Tecnologia educativa para prevenção de lesão por pressão: Construção e validação. 2023. 174 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Saúde da família - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O cuidado no domicílio é uma das tarefas das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), é importante o envolvimento do cuidador/familiar e paciente na assistência prestada em domicílio, visto que, o cuidador será o apoio direto da equipe de profissionais de saúde. As lesões por pressão (LPP) são consideradas eventos adversos decorrentes da assistência à saúde insegura, as quais são responsáveis por dezenas de pacientes debilitados, incapacitantes e podendo ocasionar morte. Assim, na busca pela redução de agravos, o enfermeiro como integrante da APS tem papel fundamental no assistir com melhores práticas de cuidado, nesse contexto, são inseridas as tecnologias educativas como instrumentos facilitadores do processo ensino aprendizado. O objetivo desse estudo é construir uma tecnologia educativa do tipo cartilha sobre prevenção de lesão por pressão (LPP). Trata-se de uma pesquisa metodológica que teve como base a elaboração de uma tecnologia educativa para auxiliar na prevenção de lesão por pressão, o cenário foi a Atenção Primária a Saúde do município de Frecheirinha-Ce. Para sua concretização, seguiu-se os princípios metodológicos de Echer, o qual inicialmente, foi realizado uma pesquisa bibliográfica acerca do assunto afim de identificar as evidências científicas disponíveis para a fundamentação da tecnologia educativa, foi realizado uma entrevista com os cuidadores para identificar potencialidades e desafios nos cuidados prestados para a prevenção de LPP. Em seguida, a elaboração da própria tecnologia educativa, concretizando-se na forma de uma cartilha “Mude de lado e evite a pressão: orientações para cuidadores”, por fim, para avaliar a segurança e eficiência do material elaborado, o mesmo passou por um processo de validação para que posteriormente possa ser utilizada na prática, nessa fase, participaram oito juízes experts no assunto, os quais analisaram quanto aos objetivos, apresentação, estrutura e relevância da cartilha. Assim, após a validação, obteve-se um instrumento potencializador de cuidados em saúde, pois ao levar informações aos cuidadores pretende-se subsidiar uma prevenção focada nos cuidados em domicilio para prevenir LPP e assim diminuir sua ocorrência nos pacientes com restrições de movimentos. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), obtendo parecer favorável com numero: 5.321.658.
Abstract: Home care is one of the tasks of the Primary Health Care (PHC) teams, it is important to involve the caregiver/family member and patient in the assistance provided at home, since the caregiver will be the direct support of the team of health professionals . Pressure injuries (PPL) are considered adverse events resulting from unsafe health care, which are responsible for dozens of debilitated, disabling patients and potentially causing death. Thus, in the search for the reduction of injuries, the nurse as a member of the PHC has a fundamental role in assisting with better care practices, in this context, educational technologies are inserted as instruments that facilitate the teaching- learning process. The aim of this study is to build an educational technology like a booklet on pressure injury prevention (PPI). This is a methodological research that was based on the development of an educational technology to help prevent pressure injuries, the scenario was the Primary Health Care in the municipality of Frecheirinha-Ce. For its implementation, Echer's methodological principles were followed, which initially carried out a bibliographical research on the subject in order to identify the scientific evidence available for the foundation of educational technology, an interview was carried out with caregivers to identify potentialities and challenges in the care provided for the prevention of PI. Then there was the development of the educational technology itself, materializing in the form of a booklet “Switch sides and avoid pressure: guidelines for caregivers”, finally, to assess the safety and efficiency of the material prepared, it went through a validation process so that it can later be used in practice, in this phase, eight expert judges participated in the subject, who analyzed the objectives, presentation, structure and relevance of the booklet. Thus, after validation, an instrument that enhances health care was obtained, because by providing information to caregivers, the intention is to support a prevention focused on home care to prevent PI and thus reduce its occurrence in patients with movement restrictions. This project was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), obtaining a favorable opinion with number: 5.321.658.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75256
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3250-7880
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2393865115127582
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8185267982050027
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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2023_dis_mfmarques.pdfMARQUES,M.F. Tecnologia educativa para prevenção de lesão por pressão: Construção e validação. 2023. 174 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Saúde da família - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2023.2,48 MBAdobe PDFView/Open


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