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Tipo: Dissertação
Título : O cinema e a cidade de Crato - CE: formas simbólicas e o cotidiano urbano
Título en inglés: Cinema and the city of Crato - CE: symbolic forms and urban daily life
Autor : Silva, Thamiris dos Santos e
Tutor: Cavalcante, Tiago Vieira
Co-asesor: Melo Filho, Dirceu Rogério Cadena de
Palabras clave en portugués brasileño: Cinema;Cidade;Cotidiano;Paisagem simbólica;Formas urbanas
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, Thamiris dos Santos e. O cinema e a cidade de Crato - CE: formas simbólicas e o cotidiano urbano. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo tem o objetivo de propor um entendimento geográfico sobre as salas de cinema da cidade de Crato-CE. Considera-se que o cinema é uma forma simbólica na cidade que se expressa na paisagem pelos processos culturais e de cotidiano, reverberando na reconstrução e releituras de identidades e memórias, exercendo papéis e funcionalidades no espaço urbano. A perspectiva da pesquisa debruça-se para o cinema na cidade e, para isso, é fundamental o entendimento da paisagem cultural e os aspectos simbólicos e de memória provocados pelas experiências e relações com os cinemas das cidades. As salas em questão são: Cinema Paraíso (1911), Cinema Vicentino (1919), Cine Cassino (1920), Cine Moderno (1936), Cine-Rádio Araripe (1951), Cine Educadora (1958), Cine São José (1966) e Cine São Francisco (1966). Serão discutidas: (I) as relações entre o cinema e a cidade para, assim, melhor apreender as relações socioculturais no espaço cratense; (II) a geografia das salas de cinema no decorrer da história, compreendendo qual o seu papel na formação socioespacial da cidade de Crato, e os processos por trás dos fechamentos das salas; (III) o entendimento sobre a paisagem simbólica pelo cinema a partir das memórias daqueles que vivenciaram as diferentes salas de cinema que existiram em Crato. Sua base teórico-metodológico a Geografia Cultural, a fim de compreender a relação das salas de cinemas com a paisagem urbana. Associados aos processos de produção das materialidades, a cultura surge na cidade como marca e texto a ser lido por meio da paisagem. Isso posto, no segundo capítulo, será abordada a relação do cinema com a cidade a partir das discussões teóricas da Geografia, correlacionando com os processos econômicos, históricos e culturais que deram forma à paisagem da cidade. Para conclusão do capítulo, a Geografia histórica e econômica da cidade será analisada, a fim de perceber os processos de construção das formas urbanas e nas estruturas sociais, analisando de que forma se relacionam com os cinemas. No terceiro capítulo, propõe-se uma Geografia das salas de cinema a partir dos seguintes pontos: 1- As características, surgimentos, trajetórias e o cotidiano através das descrições; 2 - Aos sentidos e significados atribuídos pelos grupos sociais a partir das entrevistas e relatos de memórias; 3 Os processos de fechamentos dos cinemas de rua e as possibilidades de preservação de lugares excepcionais na cidade a partir dos processos patrimoniais. Por fim, pretende-se concluir o capítulo levantando a discussão sobre patrimônio e a preservação das formas urbanas.
Abstract: The present study aims to propose a geographical understanding of cinemas in the city of Crato-CE. It is considered that cinema is a symbolic form in the city that is expressed in the landscape through cultural and everyday processes, reverberating in the re-construction and re-readings of identities and memories, exercising roles and functionalities in urban space. The research perspective focuses on cinema in the city and, for this, it is essential to understand the cultural landscape and the symbolic and memory aspects provoked by experiences and relationships with city cinemas. The theaters in question are: Cinema Paraíso (1911), Cinema Vicentino (1919), Cine Cassino (1920), Cine Moderno (1936), Cine-Rádio Araripe (1951), Cine Educadora (1958), Cine São José (1966) and Cine São Francisco (1966). The following will be discussed: (I) the relationship between cinema and the city, in order to better understand sociocultural relationships in the Craton space; (II) the geography of cinemas throughout history, understanding their role in the socio-spatial formation of the city of Crato, and the processes behind the cinemas' closures; (III) the understanding of the symbolic landscape through cinema based on the memories of those who experienced the different cinemas that existed in Crato. Its theoretical-methodological basis is Cultural Geography, in order to understand the relationship between movie theaters and the urban landscape. Associated with the production processes of materialities, culture appears in the city as a brand and text to be read through the landscape. That said, in the second chapter, the relationship between cinema and the city will be addressed based on theoretical discussions of Geography, correlating with the economic, historical and cultural processes that shaped the city's landscape. To conclude the chapter, the historical and economic geography of the city will be analyzed, in order to understand the construction processes of urban forms and social structures, analyzing how they relate to cinemas. In the third chapter, a Geography of movie theaters is proposed based on the following points: 1- The characteristics, emergences, trajectories and daily life through descriptions; 2 - The meanings and meanings attributed by social groups based on interviews and memory reports; 3 - The processes of closing street cinemas and the possibilities of preserving exceptional places in the city through heritage processes. Finally, we intend to conclude the chapter by raising the discussion about heritage and the preservation of urban forms.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75223
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5599012623655554
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-9668-996X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0930288703472337
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0001-6601-3646
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/5568974354484462
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Dissertações defendidas na UFC

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