Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75189
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jogo-ação: invenções performativas e autobiográficas como estratégia pedagógica para o ensino de artes na escola |
Autor(es): | Albuquerque, Dario Ferreira de |
Orientador: | Pereira, Juliana Rangel de Freitas |
Palavras-chave em português: | Jogo-ação;Ensino de Artes;Aprendizagem Inventiva;Autobiografia;Performatividade |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Dario Ferreira de. Jogo-ação: invenções performativas e autobiográficas como estratégia pedagógica para o ensino de artes na escola. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Atenta a uma educação que seja libertária, contextual e significativa, esta pesquisa propõe produzir uma cartografia a partir da investigação de procedimentos pedagógicos para o ensino de Artes calcados na performatividade da ação – a partir da produção artística de Eleonora Fabião (2013; 2015) – e na prática autobiográfica como formadora da existência – partindo da poética da bailarina Silvia Moura (2022) e da pensadora Christine Delory-Momberger (2011). Tal procedimento pedagógico, nomeado jogo-ação, propôs traçar caminhos para uma educação como prática da liberdade (FREIRE, 2019; hooks, 2017) inseparável do saber da experiência (LARROSA, 2011; 2013) e da aprendizagem inventiva (KASTRUP, 2001; 2007). Quatro jogos-ações foram experienciados durante os anos letivos de 2021 e 2022 com alunos do 6° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Professor Martinz de Aguiar da rede pública de ensino de Fortaleza, situada no Bairro Ellery, na periferia da cidade. O principal objetivo desta pesquisa foi traçar como uma educação processual e inventiva se articula ao saber da experiência para consolidar comunidades de aprendizado (hooks, 2017), espaços comunitários de aprendizagem, construção e partilha de saberes. Além disso, buscou-se investigar o potencial da perspectiva autobiográfica na composição de procedimentos pedagógicos em Artes mais contextuais e sensíveis; assim como experimentar outras relações poéticas e estéticas com o conteúdo programático da disciplina Artes a partir de produções textuais e imagéticas criadas pelos alunos. Portanto, nesta pesquisa, a partir da experimentação dos jogos-ações, foi possível vislumbrar uma aprendizagem em Artes sensível e problematizadora na escola básica. |
Abstract: | Concerned to an education that is libertarian, contextual and meaningful, this research proposes a cartography based on the investigation of pedagogical procedures for Art teaching based on performativity – inspired by the artistic production of Eleonora Fabião (2013; 2015) – and in autobiographical practice as a shaper of existence – based on the poetics of the dancer Silvia Moura (2022) and the researches of Christine Delory-Momberger (2011). This pedagogical procedure, called jogo-ação [action-play], aims to outline paths for education as a practice of freedom (FREIRE, 2019; hooks, 2017) inseparable from knowledge of experience (LARROSA, 2011; 2013) and inventive learning (KASTRUP, 2001; 2007). Four jogos-ações were experienced during the 2021 and 2022 school years with students in the 6th grade of middle school, at Escola Municipal Professor Martinz de Aguiar, a public school located in the Bairro Ellery, in the ghettos of Fortaleza / CE. The main objective of this research was to delineate how a procedural and inventive education can be linked to knowledge of experience to consolidate learning communities (hooks, 2017) – community spaces for learning, building and sharing knowledge. Furthermore, we sought to investigate the potential of the autobiographical perspective in making pedagogical procedures in Arts more contextual and sensitive; as well as experimenting other poetic and aesthetic relationships with the program content of the Arts discipline through texts and images created by students. Therefore, in this research, throughout the experimentation with jogos-ações, it was possible to glimpse a sensitive and problematizing art learning in basic schools. |
Resumen: | Atenta a una educación que sea libertadora, contextual y significativa, esta investigación propone una cartografía a partir del estudio de los procedimientos pedagógicos para la enseñanza de Artes, fundamentados en la performatividad de la acción – con base en la producción artística de Eleonora Fabião (2013; 2015) – y en la práctica autobiográfica como formadora de la existencia – partiendo de la poética de la bailarina Silvia Moura (2022) y de la pensadora Christine Delory-Momberger (2011). El procedimiento pedagógico, nombrado juego-acción, propuso delinear caminos para una educación como práctica de la libertad (FREIRE, 2009; hooks, 2017), inseparable del saber de experiencia (LARROSA, 2011; 2013) e del aprendizaje inventivo (KASTRUP, 2001; 2007). Cuatro juegos-acciones fueron experimentados a lo largo de los años lectivos de 2021 y 2022, con alumnos del 6o año de la Enseñanza Fundamental – Años Finales de la Escola Municipal Professor Martinz de Aguiar, que integra la red pública de enseñanza de Fortaleza y está ubicada en Bairro Ellery, en la zona periférica de la ciudad. El principal objetivo de esta investigación fue trazar cómo una educación inventiva, en la cual la trayectoria es más importante que el resultado, se articula al saber de experiencia para consolidar comunidades de aprendizaje (hooks, 2017), espacios comunitarios de aprendizaje, construcción e impartición de saberes. Además, se buscó investigar el potencial de la perspectiva autobiográfica en la composición de procedimientos pedagógicos en Artes más contextuales y sensibles, así como experimentar otras relaciones poéticas y estéticas con el contenido programático de la asignatura de Artes desde producciones textuales y de imágenes creadas por los alumnos. Por lo tanto, en esta investigación a partir de la experimentación de los juegos-acciones, fue posible vislumbrar un aprendizaje en Artes sensible y problematizador en la escuela básica. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75189 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5655709000413474 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0495171730570751 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_dfalbuquerque.pdf | 7,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.