Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75164
Tipo: Tese
Título: Educação e desenvolvimento humano: um estudo avaliativo da qualidade e da política educacional do ensino médio de 2007 a 2017 no estado do Ceará
Autor(es): Oliveira, José Valmir Guimarães de
Orientador: Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave em português: Desenvolvimento humano;Qualidade educacional;Avaliação educacional;Política educacional
Palavras-chave em inglês: Development;Educational quality;Educational Assessment and Educational Policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, José Valmir Guimarães de. Educação e desenvolvimento humano: um estudo avaliativo da qualidade e da política educacional do ensino médio de 2007 a 2017 no estado do Ceará. 2022. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A tese traz como título: Educação e Desenvolvimento Humano: Um Estudo Avaliativo da Qualidade e da Política Educacional do Ensino Médio de 2007 a 2017, no Estado do Ceará, pois em 2017, além de continuar avançando nos indicadores do Ensino Fundamental, o Ceará registrou no IDEB um avanço expressivo no nível Ensino Médio, saltando da nota de 3,40 para 3,84, o que lhe proporciona ficar entre os quatro estados nesta etapa de ensino, antes ocupava a 14ª posição. Assim, o nosso problema em descrever o cenário de mensuração dos resultados por indicadores numéricos, controle e monitoramento, que tem como efeito principal a superestimação de uma pedagogia da competição e responsabilização para o atingimento de metas — secundarizando os contextos sociais, a aprendizagem transformadora e a subjetividade dos alunos. Partindo deste surpreendente avanço, busca-se apresentar um estudo avaliativo sobre a qualidade e a política educacional do Ensino Médio de 2007 a 2017 e as ações que se seguem, no Estado do Ceará, com os seguintes objetivos específicos: 1) Contextualizar a trajetória da Política Educacional do Ensino Médio a partir das reformas educacionais da década de 1990 até os atuais mecanismos de responsabilização, desempenho educacional e de cooperação (público-privado) que resultaram nas atuais políticas educacionais desenvolvidas pelo Estado do Ceará; 2) Descrever as principais ações e/ou estratégias da política educacional que elevaram os índices de qualidade educacionais do Ensino Médio cearense, identificando seus principais atores e suas contribuições mais expressivas; 3) Apresentar a posição de especialistas em avaliação educacional a respeito do modelo de avaliação educacional cearense e da operacionalização de seus resultados e 4) Apresentar estudos avaliativos sobre a qualidade do Ensino Médio cearense à luz da epistemologia do desenvolvimento de Hegel. Os pressupostos se voltam para compreender a Educação como primordial para o desenvolvimento humano, com consequências tanto no horizonte econômico quanto no social, ressaltando a intenção de ampliar a competência humana dos sujeitos, porém ver-se que os resultados das avaliações de larga escala que se submete o sistema educacional cearense (Ex.: SPAECE/SAEB) explicitam apenas os aspectos do paradigma quantitativo, distanciando-se de um modelo amparado na formação para a cidadania, para as práticas sociais e para o mundo do trabalho. Apontam para a análise do modelo de Gestão Educacional por Resultados — GEpR, fruto da parceria SEDUC-Instituto Unibanco, denominado Circuito de Gestão (responsabilização, monitoramento e avaliação dos indicadores escolares presentes na composição do IDEB), responsável pela melhoria dos resultados do Ensino Médio cearense. A estrutura metodológica empregada é a Quadripolar, criada por De Bruyne, Herman e Schoutheete (1991), estruturada em quatro polos distintos e integrados. Os polos são assim constituídos: O polo epistemológico traz a abordagem Dialética de F.W.G. Hegel (1781-1831), realizada em três fases (tese, antítese e síntese — relevâncias, contradições e superações), pela qual se pretende compreender a avaliação cearense junto às categorias: Desenvolvimento, Qualidade Educacional, Avaliação Educacional e Política Educacional. No polo teórico, o quadro de referência é idealista-racionalista, guiado por Lima (2008), Pedro Demo (1991), Charlot (2008), Shiromo (2010), Vieira (2010) e Demerval Saviani (1999), principalmente. No polo morfológico (estruturação/causalidade), a exposição dos principais modelos educacionais propostos pela SEDUC (PAIC; GEpR; Aprender pra Valer e as escolas integrais e profissionais). O polo técnico controla a recolha dos dados, traz a trajetória das estratégias da política educacional, a evolução dos níveis de aprendizagem e a posição dos stakeholders (partes interessadas), com gestores e ex-gestores educacionais e especialistas em avaliação educacional sobre o modelo avaliativo do Ceará e a sua qualidade educacional. Os procedimentos metodológicos aplicados são os métodos Histórico e o Comparativo analisando a qualidade, desenvolvimento humano, o sistema de avaliação e a política educacional destinados ao Ensino Médio, de 2007 a 2017 — numa ressignificação de Accountability Educacional. A coleta do conteúdo das entrevistas será por meio do software Atlas TI (software de análise qualitativa) e relacionando as entrevistas com a leitura dos indicadores educacionais (SPAECE/SAEB) do ano de 2017.
Abstract: The thesis has as title: Education and Human Development: An Evaluative Study of the Quality and Educational Policy of High School from 2007 to 2017, in the State of Ceará, because in 2017, in addition to continuing to advance in elementary education indicators, Ceará registered at IDEB, a significant advance in the High School level, jumping from a grade of 3.40 to 3.84, which allows it to be among the four states in this stage of education, where it previously occupied the 14th position. Thus, our problem in describing the scenario of measuring results by numerical indicators, control and monitoring, which has as its main effect the overestimation of a pedagogy of competition and accountability for the achievement of goals, giving second place to social contexts, a transformative learning and the subjectivity of students. Based on this surprising advance, seek to present an evaluative study on the quality and educational policy of High School from 2007 to 2017 and the following actions, in the State of Ceará, with the following specific objectives: 1) Contextualize the trajectory of the Educational Policy of Secondary Education, from the educational reforms of the 1990s to the current mechanisms of accountability, educational performance and cooperation (public-private) that resulted in the current educational policies developed by the State of Ceará; 2) Describe the main actions and/or strategies of the educational policy that raised the educational quality indexes in Ceará High School, identifying its main actors and their most expressive contributions; 3) To present the position of specialists in educational evaluation regarding the Ceará educational evaluation model and the operationalization of its results and 4) To present evaluative studies on the quality of Ceará's secondary education in the light of Hegel's developmental epistemology. The assumptions are aimed at understanding Education as essential for human development, with consequences both in the economic and social horizons, emphasizing the intention to expand the human competence of the subjects, but it is seen that the results of large-scale assessments that the Ceará educational system is submitted (Ex.: SPAECE/SAEB) they only explain the aspects of the quantitative paradigm, distancing themselves from a model supported in the formation for citizenship, for social practices and for the world of work. They point to the analysis of the Educational Management by Results – GEpR model, the result of the SEDUC-Instituto Unibanco partnership, called Management Circuit (accountability, monitoring and evaluation of school indicators present in the composition of IDEB), responsible for improving the results of secondary education Ceará. The methodological structure used is the Quadripolar, created by De Bruyne, Herman and Schoutheete (1991), structured in four distinct and integrated poles. The poles are constituted as follows: The epistemological pole brings the Dialectic approach of F.W.G. Hegel (1781-1831), carried out in three phases (thesis, antithesis and synthesis - relevance, contradictions and overcomings), through which it is intended to understand Ceará's assessment along the categories: Development, Educational Quality, Educational Assessment and Educational Policy. In the theoretical pole, the frame of reference is idealist-rationalist, guided mainly by Lima (2008), Pedro Demo (1991), Charlot (2008), Shiromo (2010), Vieira (2010) and DemervalSaviani (1999). In the morphological pole (structuring/causality), the exhibition of the main educational models proposed by SEDUC (PAIC; GEpR; AprenderpraValer and integral and professional schools). The technical center controls data collection, brings the trajectory of educational policy strategies, the evolution of learning levels and the position of stakeholders (stakeholders), with managers and former educational managers and specialists in educational evaluation on the evaluation model of Ceará and its educational quality. The methodological procedures applied are the Historical and Comparative methods, analyzing the quality, human development, the evaluation system and the educational policy for secondary education, from 2007 to 2017, in a reinterpretation of Educational Accountability. The collection of the content of the interviews will be through the Atlas TI software (qualitative analysis software) and relating the interviews with the reading of educational indicators (SPAECE/SAEB) for the year 2017.
Resumen: El planteamiento de esta tesis se titula: Desarrollo y educación: unestudioevaluativo de lacalidad y la política educativa de laescuela secundaria de 2007 a 2017, enel estado de Ceará, porque en 2017, además de seguir avanzandoenlos indicadores de primaria Educación, Ceará registróenel IDEB un avance significativo enelnivel de Bachillerato, saltando del grado de 3.4 a 3.84, lo que le permite estar entre loscuatro estados en esta etapa de laeducación, donde anteriormente ocupabaelpuesto 14. La investigaciónnació de este sorprendente avance, buscando presentar unestudioevaluativo sobre lacalidad y política educativa Del Bachillerato en el Estado de Ceará de 2007 a 2017, conlossiguientes objetivos específicos: a) Contextualizar latrayectoriadelBachillerato Educativo. Política, desde las reformas educativas que se llevaron a cabo enla década de 1990 hasta losactuales mecanismos de rendición de cuentas, desempeño educativo y cooperación (público-privada) que resultaronenlasactuales políticas educativas desarrolladas por el Estado de Ceará; b) Describirlasprincipalesacciones y / o estrategias de política educativa que elevaronlos índices de calidad educativa delBachillerato de Ceará e identificar sus principales agentes y sus aportes; c) Discutir losefectos de laCalidad y Política Educativa, destacando elconflictoinherente al paradigma Economía x Desarrollo presente enel sistema educativo cearense y sus efectosenlos resultados enlaeducación secundaria; d) Presentar laposición de los especialistas enevaluación educativa sobre el modelo de evaluación educativa de Ceará y laoperacionalización de sus resultados; e) Formular una propuesta de política educativa que sea capaz de superar loslímites de la medida, a partir de una nuevaacepción de calidad y desarrollo educativo, a partir de larelectura de los indicadores actuales de Ceará. Los supuestosapuntan a un modelo de Gestión Educativa por Resultados - GEpR, resultado de laalianza SEDUC-Instituto Unibanco, denominado Circuito de Gestión (rendición de cuentas, seguimiento y evaluación de los indicadores escolares presentes enlacomposicióndel IDEB), responsable de lamejora de la alta resultados escolares de Ceará. La estructura metodológica utilizada es Quadripolar, creada por De Bruyne, Herman e Schoutheete (1991), estructuradaencuatro polos distintos e integrados. Los polos estánconstituidos de lasiguientemanera: El polo epistemológico traeel enfoque dialéctico de F.W.G. Hegel (1781-1831), realizado entres fases (tesis, antítesis y síntesis - relevancia, contradicción y superación), mediante lascuales se pretende comprenderlaevaluación de Ceará junto conlascategorías: Desarrollo, Calidad Educativa, Evaluación Educativa y Política educativa. Enel polo teórico, el marco de referencia es idealista-racionalista, guiado por Lima (2008), Pedro Demo (1991), Charlot (2008), Shiromo (2010), Vieira (2010) y Demerval Saviani (1999), principalmente. Enel polo morfológico (estructuración / causalidad), laexposición de losprincipales modelos educativos propuestos por la SEDUC (PAIC; GEpR; Aprender pra Valer y lasescuelasintegrales y profesionales). El polo técnico controla larecolección de datos, traelatrayectoria de lasestrategias de política educativa, laevolución de los niveles de aprendizaje y laposición de losactores (partes interesadas), con gerentes y ex gerentes educativos, gerentes escolares y especialistas enevaluación educativa sobre el modelo evaluativo. de Ceará. Los procedimientos metodológicos aplicados sonlos métodos Histórico y Comparativo, analizandolacalidad, eldesarrollo, el sistema de evaluación y la política educativa orientada al bachillerato, de 2007 a 2017, enunnuevo significado de Responsabilidad Educativa. El lugar es laSecretaría de Educación / CE, en Fortaleza. Serán entrevistados. La recogida de las entrevistas se realizará a través del software Atlas TI (software de análisiscualitativo).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75164
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1961356664388596
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4480882123614278
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_jvgoliveira.pdf5,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.