Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75155
Tipo: | Dissertação |
Título : | Coração de estudante: educação musical na sala de aula |
Autor : | Paiva, Luís Alberto dos Santos |
Tutor: | Costa, Marco Túlio Ferreira da |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação musical;Habitus;Escolas públicas;Capital cultural |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | PAIVA, Luís Alberto dos Santos. Coração de estudante: educação musical na sala de aula. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho apresenta as estratégias adotadas nas aulas de arte do ensino médio na Escola de Tempo Integral do Estado do Maranhão no ano de 2022, para introduzir a música de modo inclusivo e abrangente enfrentando as dificuldades como a falta de um currículo especifico para o ensino de música e as poucas horas destinadas à disciplina de Artes. Tais ações oportunizaram a todos os alunos ,e não somente os que possuíam aptidões musicais, desenvolverem a musicalidade por meio do canto coletivo, percussão corporal, introdução à teoria musical e análise das letras. Nessa medida, propiciou-se aos educandos o contato com a diversidade da música popular brasileira, a qual eles não costumam acessar por esta não estar presente na grande mídia, mas que é rica de um significado e de uma estética capaz de sensibilizá-los e atraí-los profundamente, como testemunhamos. Sendo assim, as ações adotadas dialogaram com aquelas utilizadas por educadores musicais como Villa-lobos, Koellreutter e Murray dePierrre Bourdieu, bem como do conceito de IndústriaCultural, de Adorno e Horkheimer, para apresentarmos uma proposta para a musicalização na aula de artes da escola pública. |
Abstract: | This study presents the strategies adopted in high school art classes at the Escola de Tempo Integral do Estado do Maranhão in 2022, to introduce music in an inclusive and comprehensive way, facing difficulties such as the lack of a specific curriculum for teaching music. music and the few hours dedicated to the discipline of Arts. Such actions provided opportunities for all students, and not only those who had musical skills, to develop musicality through collective singing, body percussion, introduction to music theory and analysis of lyrics. To that extent, itprovided the students with contact with the diversity of brazilian popular music, which they donot usually access because it is not present in the mainstream media, but which is rich in meaning and aesthetics capable of sensitizing them and draw them deeply, as we havewitnessed. Thus, the actions adopted dialogued with those used by music educators such as Villa-lobos, Koellreutter and Murray Schafer. In addition, we draw reflections, adopting the Habitus’s concept and cultural capital’s concept by Pierre Bourdieu, as well as the concept of Cultural Industry, by Adorno and Horkheimer, to present a proposal for musicalization in the art class of public schools. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75155 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7128510251598279 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0686507058305636 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_labspaiva.pdf | 493,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.