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Tipo: TCC
Título: Priorização de rotas de ônibus para eletrificação no município de Fortaleza baseado em análise multicritério e SIG
Título em inglês: Prioritization of bus routes for electrification in the city of Fortaleza based on multicriteria analysis and GIS.
Autor(es): Siqueira, Evanilson de Lima
Orientador: Arantes, Arielle Elias
Palavras-chave em português: Eletromobilidade;MACBETH;TOPSIS;Demanda diária;SIG
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2022
Citação: SIQUEIRA, Evanilson de Lima. Priorização de rotas de ônibus para eletrificação no município de Fortaleza baseado em análise multicritério e SIG. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A poluição do ar por transporte motorizado baseado na queima de etanol, gasolina e diesel tem implicações para a saúde humana, como agravamento dos sintomas de asma e problemas pulmonares. A eletromobilidade do transporte coletivo público tem a vantagem de ter baixa ou nenhuma emissão de gases poluentes, por outro lado, a autonomia limitada das baterias, o longo tempo de carregamento e o alto custo de aquisição dificulta a adoção desta tecnologia por parte das empresas de ônibus. Neste sentido, busca-se nesta proposta realizar a priorização das rotas de ônibus do município de Fortaleza-CE para eletrificação, considerando critérios relacionados à demanda/oferta, ambientais e sociais, por meio da integração da análise multicritério e do SIG. Neste estudo, foram utilizados os dados GTFS e de bilhetagem de novembro de 2018, os quais foram processados no software QGIS. Com base na literatura e nos dados disponíveis foram considerados 10 subcritérios: Demanda da rota, Extensão da linha/rota, Frota Operante, Tempo de Viagem, Número de Viagens Diárias, Área dos Terminais, Distância do Terminal até a Subestação de Energia, Emissão de CO2, População Total e Nível de Renda da População. Aplicou-se um questionário com os diferentes atores do sistema de transporte público, e com base na média e moda das respostas determinou-se os pesos dos subcritérios utilizando o método MACBETH. Os pesos foram utilizados no algoritmo TOPSIS para determinar os valores de similaridade e realizar a hierarquização das rotas. Posteriormente aplicou-se o Índice de Moran para a identificação de possíveis agrupamentos significativos e realizou-se uma análise da viabilidade técnica da eletrificação das 5 rotas prioritárias. As três rotas com maior prioridade foram: 1) Rota 041- Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, 2) 712 - Conj. Palmeiras/Papicu e 3) 703- Paupina/Pici, as quais apresentaram maior demanda diária média, emissão de CO2 e frota de ônibus. A substituição dos ônibus a diesel por elétricos nas 10 rotas prioritárias possibilitará reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 63 ton. CO2/dia, o que equivale a uma redução de 13%. Considerando a viabilidade da eletrificação das 5 rotas prioritárias, as rotas 712 e 051 são as mais críticas por terem 100% e 93,75% da frota com necessidade de recarga durante o dia. Para atender ao número de viagens diárias realizadas nestas rotas seria necessário aumentar a frota de ônibus atual, visto que a adoção de um sistema de rotação não é viável operacionalmente quando mais de 50% da frota precisa de recarregar a bateria durante o dia.
Abstract: Air pollution from motorized transport based on the burning of ethanol, gasoline and diesel has implications for human health, such as worsening asthma symptoms and lung problems. The electromobility of public transport has the advantage of having low or no emission of polluting gases, on the other hand, the limited autonomy of the batteries, the long charging time and the high acquisition costs make it difficult for companies to adopt this technology. In this sense, this proposal seeks to prioritize bus routes in the city of Fortaleza-CE for electrification, considering demand/supply, environmental and social criteria, through the integration of multicriteria analysis and GIS. In this study, GTFS and ticketing data from November 2018 were used, which were processed in the QGIS software. Based on the literature and available data, 10 sub-criteria were considered: Route demand, Line/route extension, Operating fleet, Travel time, Number of daily trips, Terminal area, Distance from the Terminal to the Power substation, Emission of CO2, Total Population and Population Income Level. A questionnaire was applied to the different actors in the public transport system, and based on the average and mode of the responses, the weights of the subcriteria were determined using the MACBETH method. The weights were used in the TOPSIS algorithm to determine similarity values and rank the routes. Subsequently, the Moran Index was applied to identify possible significant clusters and an analysis of the technical feasibility of electrification of the 5 priority routes was carried out. The three routes with the highest priority were: 1) Route 041- Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, 2) 712 - Conj. Palmeiras/Papicu and 3) 703- Paupina/Pici, which had higher average daily demand, CO2 emissions and bus fleet. The replacement of diesel buses with electric ones on the 10 priority routes could reduce CO2 emissions by approximately 63 tons. CO2/day, which is equivalent to a 13% reduction. Considering the feasibility of electrifying the 5 priority routes, routes 712 and 051 are the most critical, as they have 100% and 93.75% of the fleet in need of recharging during the day. To meet the number of daily trips made on these routes, it would be necessary to increase the current bus fleet, since the adoption of a rotation system is not operationally viable when more than 50% of the fleet needs to recharge its battery during the day.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75132
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8473216550405952
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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