Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Viana, Tania Vicente | - |
dc.contributor.author | Freire, Jaminny Benício | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T12:08:41Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T12:08:41Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Jaminny Benício. Por uma desconstrução da avaliação classificatória: reflexão sobre processos avaliativos no ensino da língua inglesa. 2015. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75110 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Por uma desconstrução da avaliação classificatória: reflexão sobre processos avaliativos no ensino da língua inglesa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O homem tem convivido com a avaliação desde os primórdios dos tempos, muito embora ainda não utilizasse essa nomenclatura. Entretanto, uma estrutura formalizada de avaliação surge apenas em meados do século XVIII, nas primeiras escolas modernas da França. A partir dos anos 1900, são estabelecidos critérios para o que seria considerado sucesso ou fracasso. Entretanto, a preocupação com uma avaliação que abrangesse todas as dimensões do objeto avaliado só começa a surgir nos anos 1960. A fim de romper com a avaliação classificatória, renomados autores do campo da Avaliação da Aprendizagem – como Luckesi, Perrenoud e Hadji – buscaram alternativas para a utilização da avaliação como uma atividade indissociável do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho monográfico tem como principal objetivo refletir sobre questões referentes à avaliação da aprendizagem, relacionando-as à avaliação de Língua Inglesa. Nessa perspectiva, as reflexões deste estudo bibliográfico, especificamente, intencionam: i) descrever a evolução conceitual de avaliação da aprendizagem; ii) apresentar a concepção de avaliação formativa e os obstáculos para a sua consecução; iii) discorrer sobre a desconstrução da avaliação predominantemente classificatória e a construção de perspectivas de sua superação no ensino da Língua Inglesa. Com base nesses objetivos, assinalamos a importância da avaliação formativa como mecanismo de rompimento com a tradicional avaliação classificatória. Advogamos uma avaliação da aprendizagem processual e formativa a ser adotada também no Ensino da Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Avaliação Formativa | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino da Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0526055250723820 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1749-6466 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8414664745533930 | pt_BR |
local.date.available | 2023-11-28 | - |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_jbfreire.pdf | 572,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.