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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75092
Tipo: | Dissertação |
Título : | A teoria da consciência de Searle e sua crítica ao cognitivismo |
Título en inglés: | Searle's theory of consciousness and his critique of cognitivism |
Autor : | Lima, Silmara Natifate da Silva |
Tutor: | Barroso, Cícero Antônio Cavalcante |
Palabras clave en portugués brasileño: | Consciência;Subjetividade;Cognitivismo |
Palabras clave en inglés: | John Searle;Consciousness;Subjectivity;Cognitivism |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | LIMA, Silmara Natifate da Silva. A teoria da consciência de Searle e sua crítica ao cognitivismo. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Com a obra The Rediscovery of the Mind de 1992, o filósofo estadunidense John Searle apresentou ao mundo sua teoria geral da mente que tinha como proposta central tornar os fenômenos qualitativos e subjetivos em temas centrais nas discussões sobre a mente, dando- lhes um enfoque naturalista em contraposição ao enfoque dualista que ele via em boa parte das teorias contemporâneas. As pretensões da teoria do autor incluíam também: superar as teorias tradicionais no estudo da mente (mais especificamente, o dualismo e o materialismo); demonstrar que a consciência é o fenômeno mais fundamental das mentes; e refutar o Computacionalismo, em especial, a vertente chamada por ele de “Cognitivismo”. Este trabalho é sobre as duas últimas pretensões, isto é, visa apresentar a hipótese Searleana de que a consciência é central para caracterizar a mente, e contemplar, a partir disso, as razões pelas quais o autor reprova as ideias computacionalistas e rejeita completamente o cognitivismo. Por fim, deveremos refletir se a hipótese de centralidade da consciência se sustenta e se as críticas de Searle ao cognitivismo são justificadas. |
Abstract: | In The Rediscovery of the Mind, the American philosopher John Searle presented to the world his general theory of the mind, which had as its central proposal to make qualitative and subjective specifications central themes in discussions about the mind, giving them a naturalistic approach in contrast to the dualist approach that he saw in most contemporary theories. The aims of the author's theory also included: overcoming traditional theories in the study of the mind (more specifically, dualism and materialism); demonstrate that consciousness is the most fundamental characteristics of minds; and refutes Computationalism, in particular, the aspect he called “Cognitivism”. This work is about the last two claims, that is, to present the Searlean hypothesis that consciousness is central and fundamental to characterize the mind, and to contemplate, from this, the reasons why the author disapproves of computationalist ideas and rejects cognitivism. Finally, we must reflect on whether his hypotheses regarding the centrality of consciousness are supported and whether his criticisms of cognitivism are justified. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75092 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5613682518515523 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2374661173013073 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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