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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Passos, Carmensita Matos Braga | - |
dc.contributor.author | Soares, Rosana Maria Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T18:03:16Z | - |
dc.date.available | 2014-02-25T18:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, R. M. C.; PASSOS, C. M. B. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7494 | - |
dc.description | SOARES, Rosana Maria Cavalcanti. A constituição do ser professor: análise do percurso de formação e trabalho de docentes da educação básica. 2012. 226f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação (Educação permanente) - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino(Superior) - Ceará | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior de curta duração - Ceará | pt_BR |
dc.title | A constituição do ser professor: análise do percurso de formação e trabalho de docentes da educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo investiga a constituição do ser professor com base no percurso de formação e trabalho. Desse modo, visa a analisar como as experiências vivenciadas como estudante na escola, na formação inicial, na prática pedagógica e nas atividades formativas, assim como as mudanças no âmbito pessoal e profissional que foram acontecendo durante essa trajetória, especialmente com relação às práticas docentes, contribuíram na constituição de si como professores. O estudo parte da compreensão de que a formação docente é um continuum, majorante, e que acontece em diferentes tempos e espaços, especialmente durante a atuação no contexto de trabalho. Foram consideradas três categorias de análise – reflexão, desenvolvimento profissional/mudanças e autonomia –, conceitos intrínsecos à perspectiva da formação contínua, baseando-se principalmente nos estudos de Nóvoa (1995), Imbernón (2010), Formosinho (2009), Pimenta (2002), Giroux (1997), Contreras (2002) e Freire (1996). A pesquisa, de abordagem qualitativa com narrativas sobre história de vida, foi realizada com cinco professoras da educação básica da rede pública de ensino do Estado do Ceará que fizeram o Curso de Especialização em Metodologias do Ensino das Ciências Humanas e Sociais. A iniciativa envolveu coleta de dados primários mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, realizadas com essas docentes no período de outubro de 2011 a fevereiro de 2012 e analisadas juntamente com o memorial produzido por elas como trabalho de conclusão de curso. Com suporte nas falas e nas reflexões impressas no memorial, foi possível perceber que as vivências como alunas da educação básica norteiam parte da prática docente das professoras, buscando reproduzir o que foi considerado bom e evitar o que identificaram como ruim, seja no “educar/ensinar”, seja no “cuidar”. As docentes que tiveram experiências de ensino anteriores ao ingresso em um curso de formação inicial revelaram que estas contribuíram valiosamente para a escolha da profissão. Ressaltam a formação inicial como um dos mais importantes momentos do percurso formativo, pois entraram em contato com as teorias que fundamentam suas práticas. Defendem, todavia, a ideia de que a sala de aula é o principal espaço de formação do professor. Com relação às ações de formação, destacam as que envolvem o compartilhamento de saberes e experiências entre os pares e discutem questões inerentes ao cotidiano da escola e da sala de aula. As professoras que participaram desta pesquisa demonstraram conceber a formação como um processo. Para elas, as mudanças ocorrentes em suas práticas foram fruto de suas observações e percepções em momentos de reflexão, de suas experiências de vida e das aprendizagens obtidas. Com efeito, com origem em novas reflexões e ou novas experiências, podem acontecer outros processos de mudanças, em virtude da educação que se quer, do aluno que se pretende, da escola que se intenta e do patamar profissional que se tenciona alcançar. | pt_BR |
dc.title.en | The constitution of the teacher being: analysis of the course formation and work of teachers of the basic education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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