Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74892
Tipo: TCC
Título: A infantilização do material didático para a alfabetização na EJA
Autor(es): Pires, Leandro Brainer
Orientador: Almeida, Ronaldo de Sousa
Palavras-chave em português: Educação de jovens e adultos;Material didático;Práticas pedagógicas;Infantilização
Palavras-chave em inglês: Youth and adult education;Courseware;Pedagogical practices;Infantilization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: PIRES, Leandro Brainer. A infantilização do material didático para a alfabetização na EJA. 2023. 56 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho vem levantar uma questão que perdura na Educação de Jovens e Adultos que é a infantilização do material didático na alfabetização. Percorro o lado histórico para entendermos o difícil processo que a EJA, atualmente configurada como uma modalidade da Educação Básica, sempre enfrentou desde que surgiu. Primeiro por não ter objetivos de uma real educação pública estatal, mas só de catequização, arremedo e aligeiramento, depois com o objetivo de satisfazer necessidades políticas e suprir as elites. Falaremos sobre suas práticas e abordaremos, a produção e distribuição dos materiais didáticos para a educação básica e de jovens e adultos nas últimas décadas. Vale ressaltar que durante um longo período os materiais didáticos da educação para crianças eram usados também para a Educação de Jovens e Adultos, em um processo caracterizado por uma infantilização das turmas. Essa pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, teve como referência teórica os seguintes autores: Paulo Freire (1996); Pinto (1987); Gadotti (2000). Ao final do trabalho conclui-se que, para além dos poucos avanços que tivemos, no contexto dos anos 2000, o material didático da EJA realmente foi muito negligenciado em sua produção por ser apenas uma continuação dos materiais da educação infantil e que muitas vezes, mesmo sendo produzidos especificamente para a EJA, ainda não se adequavam a realidade do público-alvo alcançado pela EJA.
Abstract: This work raises an issue that persists in Youth and Adult Education, which is the infantilization of teaching material in literacy. I go through the historical side to understand the difficult process that EJA, currently configured as a modality of Basic Education, has always faced since it emerged. First because it does not have the objectives of a real state public education, but only of catechization, imitation, and lightening, then with the objective of satisfying political needs and supplying the elites. We will talk about their practices and address the production and distribution of teaching materials for basic education and youth and adult education in recent decades. It is worth mentioning that for a long period educational materials for children's education were also used for Youth and Adult Education, in a process characterized by the infantilization of classes. This research, of a bibliographic and documentary nature, had the following authors as its theoretical reference: Paulo Freire (1996); Pinto (1987); Gadotti (2000). At the end of the work it is concluded that, in addition to the few advances we have made, the EJA teaching material has actually been very neglected in its production because it is just a continuation of early childhood education materials and that often, even though they are produced specifically for the EJA, still did not adapt to the reality of the target audience reached by EJA.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74892
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6266529592574370
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lbpires.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.