Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Maria de Fátima Costa de-
dc.contributor.authorAlcântara Júnior, Francisco das Chagas-
dc.date.accessioned2023-11-01T17:04:13Z-
dc.date.available2023-11-01T17:04:13Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALCÂNTARA JÚNIOR, Francisco das Chagas. Acessibilidade e educação em recursos educacionais digitais móveis: um estudo sobre as necessidades e as ofertas de aplicativos de linguagens e suas tecnologias para alunos com autismo no ensino médio. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74867-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate whether the principles defined by Rusakova (2021) are sufficient to assist UX designers in designing mobile Digital Educational Resources (RED) for high school Language and Technology courses for Brazilian students aged 15 to 18 with Autism Spectrum Disorder (ASD). A methodology based on the systematic review model proposed by Wright et al (2007) was used, adapted to use mobile app stores as a source and named app review. The research was divided into five stages: critical analysis of Rusakova’s work (2021), extraction of parameters for app evaluation, definition of criteria for app selection, evaluation of selected apps, and interpretation of data obtained to understand the accessibility of Language and Technology apps. The results showed that the principles defined by Rusakova (2021) cover relevant aspects to ensure the accessibility and usability of the apps. However, some possibilities for improvement were also identified, such as: adapting parameters to cultures and regional differences within the same country; considering the platform or operating system in which the app is present to verify the real level of accessibility; considering different navigation possibilities in a RED, since the evaluated apps allowed navigation between different pages that contained only the content to be taught or the lesson to be learned, as well as other unrelated pages. In addition, limitations were found in the research and improvements were suggested for future research, such as evaluator bias, small sample size of apps, parameters originating from research conducted in the United Kingdom, and the scale used in the work may be outdated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAcessibilidade e educação em recursos educacionais digitais móveis: um estudo sobre as necessidades e as ofertas de aplicativos de linguagens e suas tecnologias para alunos com autismo no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo avaliar se os princípios definidos por Rusakova (2021) são suficientes para auxiliar UX designers ao projetarem Recursos Educativos Digitais (RED) móveis voltados para disciplinas de Linguagens e Suas Tecnologias do Ensino Médio para o aluno brasileiro de 15 a 18 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma metodologia baseada no modelo de revisão sistemática proposto por Wright et al (2007), adaptada para utilizar como fonte lojas de aplicativos móveis e nomeado app review. A pesquisa foi dividida em cinco etapas: a análise crítica do trabalho de Rusakova (2021), a extração de parâmetros para avaliação de aplicativos, a definição de critérios para seleção de aplicativos, a avaliação dos aplicativos selecionados e a interpretação dos dados obtidos para compreender a acessibilidade dos aplicativos de Linguagens e Suas Tecnologias. Os resultados demonstraram que os princípios definidos por Rusakova (2021) abrangem aspectos relevantes para garantir a acessibilidade e a usabilidade dos aplicativos. No entanto, também foram identificadas algumas possibilidades de melhoria, tais como: adaptar os parâmetros a culturas e diferenças regionais de um mesmo país; considerar a plataforma ou sistema operacional em que o aplicativo está presente, para verificar o real nível de acessibilidade; considerar diferentes possibilidades de navegação em um RED, já que os aplicativos avaliados tanto permitiam navegar entre diferentes páginas que continham apenas o conteúdo a ser ensinado ou a lição a ser aprendida, como também outras páginas sem relação com o conteúdo. Além disso, foram constatadas limitações na pesquisa e sugeridas melhorias para futuras pesquisas, tais como o viés do avaliador, a pequena amostra de aplicativos, parâmetros originários de pesquisas feitas no Reino Unido, e a escala utilizada no trabalho podendo estar defasada.pt_BR
dc.title.enAccessibility and education in mobile digital educational resources: a study on the needs and offers of language apps and their technologies for students with autism in high schoolpt_BR
dc.subject.ptbrRecursos educativos digitaispt_BR
dc.subject.ptbrUX Designpt_BR
dc.subject.ptbrTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8030175297074366pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8761933941200089pt_BR
local.date.available2023-11-01-
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_fcalcantarajunior.pdf850,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.