Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74845
Tipo: | Dissertação |
Título: | Metodologias ativas no ensino de biologia celular por meio de uma sequência didática: desafios e possibilidades |
Título em inglês: | Active methodologies in teaching cell biology through a didactic sequence: challenges and possibilities |
Autor(es): | Silva, Carlos Henrique Soares da |
Orientador: | Mota, Érika Freitas |
Palavras-chave em português: | Biologia - Estudo e ensino;Metodologia ativa de aprendizagem;Inovações educacionais;Sequência didática |
Palavras-chave em inglês: | Biology - Study and teaching;Active learning methodology;Educational innovations;Following teaching |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SILVA, Carlos Henrique Soares da. Metodologias ativas no ensino de biologia celular por meio de uma sequência didática: desafios e possibilidades. 2023. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar em que medida a introdução de uma Sequência Didática articulada às Metodologias Ativas, no Ensino de Biologia Celular, contribui para a aprendizagem desse conteúdo por parte dos estudantes do Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com professores de Biologia e estudantes regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio de uma escola em Tempo Integral da rede Estadual de ensino, localizada no município de Icó/CE. Com isso, foi elaborada uma Sequência Didática embasada nas Metodologias Ativas para a abordagem dos conteúdos de Biologia Celular. Foram utilizadas três estratégias metodológicas, sendo: Sala de aula Invertida, Rotação por Estações de Aprendizagem e Aprendizagem Baseada em Jogos. A coleta dos dados se deu mediante a utilização de uma entrevista semiestruturada para a busca de dados com os professores, além da entrevista projetiva e questionário estruturado para coleta de dados com os estudantes. A análise dos dados foi realizada mediante Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa permitem compreender os desafios enfrentados pelos professores e estudantes no processo de ensino e de aprendizagem em Biologia Celular. Os estudantes vislumbram uma estreita relação entre as dificuldades existentes no aprendizado dessa disciplina, com a forma de como os conteúdos são trabalhados em sala de aula pelos professores. As Metodologias Ativas organizadas a partir da Sequência Didática foram avaliadas pelos estudantes como dinâmicas, atrativas, interativas, motivadoras e com potencial importante na construção/potencialização do aprendizado. Para todos os estudantes, a Sequência Didática foi importante e proporcionou aprendizado em relação aos conteúdos. Os desafios na vivência da Sequência Didática diz respeito sobretudo em relação ao tempo disponível para conciliar as atividades da escola em tempo integral com as diversas demandas da vida pessoal dos estudantes. Já na perspectiva docente, os desafios no planejamento e na execução da Sequência Didática se articulam entre o tempo disponível para o planejamento e as condições para a efetivação da metodologia, tais como infraestrutura, acesso limitado à internet, dentre outros. Por fim, a Sequência Didática articulada a partir de Metodologias Ativas se mostrou importante no processo de ensino e de aprendizagem em Biologia Celular por proporcionar aos estudantes atividades desafiadoras, onde os estudantes assumiram posturas ativas, autônomas, críticas e, com isso, possibilitaram a construção/potencialização do aprendizado. |
Abstract: | This research aimed to analyze to what extent the introduction of a Didactic Sequence articulated to Active Methodologies, in the Teaching of Cellular Biology, contributes to the learning of this content by high school students. A research with a qualitative approach of the pedagogical intervention type was carried out, with Biology teachers and students regularly enrolled in the 3rd year of High School in a Full-Time school of the State education network, located in the municipality of Icó/CE. With that, a Didactic Sequence was elaborated based on Active Methodologies to approach the contents of Cellular Biology. Three methodologies were used, namely: Flipped Classroom, Rotation by Learning Stations and Game-Based Learning. Data collection took place through the use of a semi-structured interview to search for data with the teachers, in addition to the projective interview and structured questionnaire for data collection with the students. Data analysis was performed using a Content Analysis approach. Data analysis was performed using a Content Analysis approach. The research results allow us to understand the challenges faced by professors and students in the teaching and learning process in Cell Biology. Students envision a close relationship between the existing difficulties in learning this discipline, with the way in which the contents are worked on in the classroom by the teachers. The Active Methodologies organized from the Didactic Sequence were evaluated by the students as dynamic, attractive, interactive, motivating and with important potential in the construction/enhancement of student learning. For all students, the Didactic Sequence was important and provided learning in relation to the contents. The challenges in experiencing the Didactic Sequence concern, above all, the time available to reconcile full-time school activities with the various demands of students' personal lives. From the teaching perspective, the challenges in planning and executing the Didactic Sequence are articulated between the time available for planning and the conditions for implementing the methodology, such as infrastructure, limited access to the internet, among others. Finally, the Didactic Sequence articulated from Active methodologies proved to be important in the teaching and learning process in Cell Biology by providing students with challenging activities, where students assumed active, autonomous, critical postures, and with that, enabled the construction /enhanced learning. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74845 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8223415050091918 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5964165127429630 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_chssilva.pdf | Dissertação | 10,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2023_pe_chssilva.pdf | Produto Educacional | 6,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.