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Tipo: Dissertação
Título : Integração ensino-serviço e o controle da tuberculose na atenção primária à saúde
Autor : Mendonça, Ingrid da Silva
Tutor: Façanha, Mônica Cardoso
Palabras clave en portugués brasileño: Atenção Primária à Saúde;Ensino;Tuberculose
Palabras clave en inglés: Primary Health Care;Teaching;Tuberculosis
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Fecha de publicación : 17-jul-2023
Citación : MENDONÇA, Ingrid da Silva. Integração ensino-serviço e o controle da tuberculose na atenção primária à saúde. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74843. Acesso em: 31 out. 2023.
Resumen en portugués brasileño: O internato oportuniza grande aprendizado na formação do médico, podendo subsidiar o conhecimento que será aplicado no atendimento da pessoa com TB. Objetivo: Descrever o fluxo de atendimento e o conhecimento do estudante de Medicina sobre a conduta adotada para a pessoa com TB em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Fortaleza. Materiais e métodos: Estudo transversal, recorte do projeto de intervenção “Operacionalização do Controle da Tuberculose na Unidade Básica de Saúde”. Foi realizado nas 17 UBS de Fortaleza onde estagiam estudantes entre o 9º e o 12º semestre do curso de medicina (interno). A amostra foi composta por 82 estudantes de medicina e 17 profissionais de saúde que atendem pessoas com TB. O conhecimento adquirido pelo interno durante estágio na UBS, foi verificado por meio de um questionário na Plataforma Google Forms. Para a intervenção educativa, foram agendados encontros via Plataforma Google Meet. Para identificar os fluxos de atendimento ao usuário sintomático respiratório e com TB, foram realizadas visitas nas unidades básicas de saúde e aplicado um formulário. Os dados foram tabulados e organizados em planilha do Microsoft Excel 2016, importada para o programa SPSS versão 23. As variáveis foram analisadas por meio de estatística descritiva com uso de frequências simples e relativas. Resultados: Dos 82 internos, 35,4% (29) tinham visto algum caso de TB; 51,2% (42) desconheciam se a unidade fazia Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) e 51,3% (42) desconheciam se a UBS disponibiliza PPD. 59,8% (49) desconheciam quem recebe as amostras de escarro, 80,5% (66) não sabiam onde é feito o registro de amostras de escarro e 53,7% (44) não sabiam como o resultado da baciloscopia retorna para a UBS. Sobre o Tratamento Diretamente Observado (TDO), 42,7% (35) não sabem onde ele é realizado. Quanto aos profissionais, 88,2% (15) dos participantes eram enfermeiros e 94,1% (16) disseram não haver local para coleta do escarro na unidade. Além disso, 88,2% (15) apontaram que a UBS não faz TRM-TB e que não realiza o PPD, mas encaminha para outra unidade (70,6%; n=12). Por fim, 47% (8) afirmam que raramente realizam atividades de educação em saúde sobre a TB. Conclusão: Concluiu-se que existem fragilidades na integração do interno de medicina nas atividades de TB das UBS e consequentemente na aquisição de conhecimento sobre o fluxo de atendimento, diagnóstico e acompanhamento do paciente com TB nas UBS. Os profissionais que trabalham nas UBS necessiram ter um fluxo bem definido e infraestrutura necessária ao diagnóstico do paciente com TB.
Abstract: The internship provides a great deal of learning in the doctor's education, and can subsidize the knowledge that will be applied in the care of the person with TB. Objective: To describe the flow of care and knowledge of medical students about the behavior adopted for people with TB in Basic Health Units (UBS) in Fortaleza. Materials and methods: Cross-sectional study, part of the intervention project “Operationalization of Tuberculosis Control in the Basic Health Unit”. It was carried out at the 17 UBS in Fortaleza where students between the 9th and 12th semester of the medical course (internal) are interned. The sample consisted of 82 medical students and 17 health professionals who care for people with TB. The knowledge acquired by the intern during the internship at UBS was verified through a questionnaire on the Google Forms Platform. For the educational intervention, meetings were scheduled via the Google Meet Platform. To identify the care flows for users with respiratory symptoms and those with TB, visits were made to basic health units and a form was applied. Data were tabulated and organized in a Microsoft Excel 2016 spreadsheet, imported into the SPSS version 23 program. The variables were analyzed using descriptive statistics using simple and relative frequencies. Results: Of the 82 inmates, 35.4% (29) had seen a case of TB; 51.2% (42) were unaware of whether the unit performed the Rapid Molecular Test for Tuberculosis (TRM-TB) and 51.3% (42) were unaware of whether the UBS provides PPD. 59.8% (49) did not know who receives the sputum samples, 80.5% (66) did not know where the registration of sputum samples is done and 53.7% (44) did not know how the sputum smear result returns to the UBS. Regarding Directly Observed Treatment (DOT), 42.7% (n=35) do not know where it is performed. As for professionals, 88.2% (15) of participants were nurses and 94.1% (16) said there was no place for sputum collection in the unit. In addition, 88.2% (15) pointed out that the UBS does not perform MRT-TB and that it does not perform PPD, but forwards to another unit (70.6%; n=12). Finally, 47% (8) state that they rarely carry out health education activities about TB. Conclusion: It was concluded that there are weaknesses in the integration of medical interns in the activities of TB in the UBS and, consequently, in the acquisition of knowledge about the flow of care, diagnosis and follow-up of patients with TB in the UBS. Professionals working at the UBS need to have a well-defined flow and the necessary infrastructure for diagnosing patients with TB.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74843
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-2966-3874
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/9681655539143111
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6525793161073131
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGSP - Dissertações defendidas na UFC

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