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dc.contributor.advisorMoura, Ana Célia Clementino-
dc.contributor.authorBalbino, Gustavo Ewerson da Rocha-
dc.date.accessioned2023-10-30T17:10:34Z-
dc.date.available2023-10-30T17:10:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBALBINO, Gustavo Ewerson da Rocha. Leitura de textos multimodais em grupos de aprendizagem cooperativa: análise do processo de ensino e aprendizagem de metalinguagem em sala de aula. 2023. 192 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74832-
dc.description.abstractIn the context of language studies, the theory of multimodality, which we take as a basis, is concerned with how these meanings are distributed. In this field of study, the Grammar of Visual Design (GDV), proposed by Kress and van Leeuwen (2006), is a multimodal text analysis tool, focused on visual syntax patterns that govern visual texts. In the educational context, many theorists highlighted the importance of cooperation for learning, such as Piaget (1967), Vygotsky (1989) and Freire (2021). Thus, we visualize the theory and methodology of Cooperative Learning (CL) proposed by Johnson and Johnson (1989), our theoretical assumption, as a teaching strategy conducted by the teacher, which focuses on mutual learning of students. This research aims to analyze the teaching and learning process of a metalanguage in cooperative learning classes in Portuguese, in order to describe and interpret the strategies and dynamics used by students and teachers. In addition, we study the impacts of collectively learning this metalanguage. Of an applied nature, this research is characterized by its qualitati ve approach, through a content analysis, according to Bardin (2011). Regarding the objectives, this is an explanatory-descriptive research. In addition, we conducted an experiment in the classroom in which we adopted action research, based on Tripp (2005) and Moita-Lopes (1996). After analyzing the data obtained in the experiment, we found that personal responsibility, combined with positive interdependence, plays a fundamental role in the construction of meanings in the reading of multimodal texts in groups, resulting in valuable benefits for student development. Moreover, it was evident that the positive interpendance favored an effective and singular promotive interaction in the construction of collective reading, which was verified in the discourse of the participants. In short, the results demonstrated the relevance of the group study for the learning of a specific metalanguage, because, when using the cooperative learning methodology in the classroom, teaching practice that such pedagogical parameters contribute to the critical multimodal learning of the participants.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLeitura de textos multimodais em grupos de aprendizagem cooperativa: análise do processo de ensino e aprendizagem de metalinguagem em sala de aulapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNo contexto dos estudos da linguagem, a teoria da Multimodalidade, a qual tomamos por base, preocupa-se com a maneira como esses significados são distribuídos. Nesse campo de estudo, a Gramática do Design Visual (GDV), proposta por Kress e van Leeuwen (2006), é uma ferramenta de análise do texto multimodal, focada nos padrões de sintaxe visual que governam os textos visuais. No contexto educacional, muitos teóricos destacaram a importância da cooperação para aprendizagem, tais como Piaget (1967), Vygotsky (1989) e Freire (2021). Dessa forma, visualizamos a teoria e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) proposta por Johnson e Johnson (1989), nosso pressuposto teórico, como uma estratégia de ensino conduzida pelo professor, que tem como foco a aprendizagem mútua dos alunos. O presente trabalho se propõe a analisar o processo de ensino e aprendizagem de uma metalinguagem em aulas de aprendizagem cooperativa em língua portuguesa, com o objetivo de descrever e interpretar as estratégias e dinâmicas utilizadas por alunos e professores. Além disso, estudamos os impactos de aprender coletivamente essa metalinguagem. De natureza aplicada, a presente pesquisa se caracteriza por sua abordagem qualitativa, por meio de uma análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Em relação aos objetivos, trata-se de um pesquisa explicativa-descritiva. Além disso, realizamos um experimento em sala de aula no qual adotamos a pesquisa-ação, com base em Tripp (2005) e Moita-Lopes (1996). Após análises dos dados obtidos no experimento, pudemos constatar que a responsabilidade individual e de grupo, aliada à interdependência positiva, tem papel fundamental na construção de significados na leitura de textos multimodais em grupo, resultando em benefícios valiosos para o desenvolvimento dos alunos. Ademais, ficou evidente que a interpendência positiva favoreceu uma interação promotora eficaz e singular na construção da leitura coletiva, que ficou constatada no discurso dos participantes. Em suma, os resultados demonstraram a relevância do estudo em grupo para o aprendizado de uma metalinguagem específica, pois, ao utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa em sala aula, percebemos na prática docente que tais parâmetros pedagógicos contribuem para o letramento multimodal crítico dos participantes.pt_BR
dc.subject.ptbrCooperaçãopt_BR
dc.subject.ptbrEnsinopt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrMultimodalidadept_BR
dc.subject.ptbrSignificadopt_BR
dc.subject.enCooperationpt_BR
dc.subject.enTeachingpt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enMultimodalitypt_BR
dc.subject.enMeaningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0219684760400360pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5300-2312 Endereçopt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4183099157915381pt_BR
local.date.available2023-10-26-
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