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Type: Tese
Title: Democracia em vertigem e não vai ter golpe!: acontecimento e modos de subjetivação política no Brasil contemporâneo
Title in English: The edge of democracy and não vai ter golpe!: event and modes of political subjectivation in the contemporary Brazil
Authors: Andrade, Michel Renan Rodrigues de
Advisor: Miranda, Luciana Lobo
Co-advisor: Dumaresq, Daniela Duarte
Keywords in Brazilian Portuguese : Modos de subjetivação;Política;Psicologia política;Cinema documentário;Acontecimento
Keywords in English : Modes of subjectivation;Policy;Political psychology;Documentary cinema;Event
Keywords in Spanish : Modos de subjetivación;Política;Psicología política;Cine documental;Evento
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Issue Date: 2023
Citation: ANDRADE, Michel Renan Rodrigues de. Democracia em vertigem e não vai ter golpe!: acontecimento e modos de subjetivação política no Brasil contemporâneo. 2023. 235 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com o objetivo de analisar as táticas e estratégias que produzem os modos de subjetivação político a partir das práticas discursivas engendradas nas disputas pelo acontecimento na política contemporânea brasileira, o presente trabalho analisa duas materialidades contemporâneas que narraram e procuraram constituir um domínio conceitual sobre o acontecimento do impedimento da ex-presidenta Dilma Rousseff: os filmes Democracia em Vertigem (2019), de Petra Costa e Não Vai ter golpe! (2019), de Alexandre dos Santos e Fred Rauh. Muito se fala nas análises políticas atuais no Brasil em uma suposta disputa de narrativas como a forma de luta atual entre os diferentes espectros políticos. Nossa pesquisa parte de uma premissa que problematiza esta noção. No intuito de analisar os emergentes modos de subjetivação nas lutas políticas em nossa atualidade, partimos da hipótese de que a disputa não é pelas narrativas, mas sim, pelo acontecimento - atmosfera ideal para o controle do discurso e constituição de uma ordem capaz de produzir percepções, afetos e práticas que formam modos de subjetivações em ação nas relações de poder. Os dois documentários produzidos a partir de perspectivas políticas antagônicas constroem noções que entram em conflito sobre o impedimento da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Os discursos produzidos circulam na esfera pública brasileira e são elementos importantes para os modos de subjetivação político desta atualidade. Diante disso, com o cinema de documentário na forma desses dois filmes como materialidades e sob uma lente de ferramentas foucaultianas, realizamos uma análise sobre a relação da linguagem do cinema e a política como forma estratégica para a produção de modos de subjetivação; discutimos conceitos a partir da perspectiva de Foucault e Bill Nicholls em relação com a história do cinema e, do documentário e, então, realizando uma decupagem dos filmes, identificamos as principais categorias enunciativas e afetivas e analisamos os processos que criam significados e afetos nessas relações. Com isso, entendemos o cinema como tática das lutas de poder, atravessado por estratégias do dispositivo midiático importante para a formação do sujeito político. Percebemos que a disputa pelo acontecimento produz modos de subjetivação ligados às lutas sóciopolíticas atuais. Com o método da análise do discurso, observamos que os afetos emergidos são fatores preponderantes na constituição dos sujeitos. Se pelo lado da direita temos a indignação emergida a partir da luta pela democracia sob os afetos violentos e justiceiros, ataques e convocação para a destruição do inimigo, pela esquerda, a indignação se faz a partir de uma resistência esperançosa, que sob a sensação de injustiça, melancolia e vertigem mobiliza uma segurança nos discursos formados pelos enunciados mais enraizados no saber, na memória e na luta contra o contraditório. Consideramos que a disputa pelo acontecimento não se dá apenas pela narrativa, posto que essa se faz como tática e também por estratégias que são atravessadas por diversos dispositivos importantes para a constituição dos sujeitos.
Abstract: With the aim of analyzing the tactics and strategies that produce modes of political subjectivation based on the discursive practices engendered in disputes over the event in contemporary Brazilian politics, this work analyzes two contemporary materialities that narrated and sought to constitute a conceptual domain over the event of the impeachment of former president Dilma Rousseff: the films Democracia em Vertigem (2019), by Petra Costa and Não Vai ter um coup! (2019), by Alexandre dos Santos and Fred Rauh. Much is said in current political analyzes in Brazil about a supposed dispute of narratives as the current form of struggle between different political spectrums. Our research is based on a premise that problematizes this notion. In order to analyze the emerging modes of subjectivation in political struggles today, we start from the hypothesis that the dispute is not over narratives, but rather over events - an ideal atmosphere for controlling discourse and constituting an order capable of producing perceptions. , affections and practices that form modes of subjectivation in action in power relations. The two documentaries produced from antagonistic political perspectives construct notions that conflict with the impeachment of President Dilma Rousseff in 2016. The speeches produced circulate in the Brazilian public sphere and are important elements for current modes of political subjectivation. Given this, with documentary cinema in the form of these two films as materialities and under a lens of Foucauldian tools, we carry out an analysis of the relationship between cinema language and politics as a strategic form for the production of modes of subjectivation; we discuss concepts from the perspective of Foucault and Bill Nicholls in relation to the history of cinema and documentaries and, then, performing a decoupage of the films, we identify the main enunciative and affective categories and analyze the processes that create meanings and affections in these relationships . With this, we understand cinema as a tactic of power struggles, crossed by strategies of the media device that is important for the formation of the political subject. We realize that the dispute over the event produces modes of subjectivation linked to current sociopolitical struggles. Using the discourse analysis method, we observed that the emotions that emerged are preponderant factors in the constitution of subjects. If on the right side we have indignation emerging from the fight for democracy under violent and vigilante affections, attacks and calls for the destruction of the enemy, on the left, the indignation arises from a hopeful resistance, which under the feeling of injustice, melancholy and vertigo mobilize security in the discourses formed by statements more rooted in knowledge, memory and the fight against the contradictory. We consider that the dispute over the event does not occur only through narrative, since this is done as a tactic and also through strategies that are crossed by several important devices for the constitution of subjects.
Abstract in Spanish: Con el objetivo de analizar las tácticas y estrategias que producen modos de subjetivación política a partir de las prácticas discursivas engendradas en las disputas sobre el acontecimiento en la política brasileña contemporánea, este trabajo analiza dos materialidades contemporáneas que narraron y buscaron constituir un dominio conceptual sobre el acontecimiento de el impeachment de la expresidenta Dilma Rousseff: las películas Democracia em Vertigem (2019), de Petra Costa y Não Vai ter um coup! (2019), de Alexandre dos Santos y Fred Rauh. Mucho se habla en los análisis políticos actuales en Brasil sobre una supuesta disputa de narrativas como forma actual de lucha entre diferentes espectros políticos. Nuestra investigación se basa en una premisa que problematiza esta noción. Para analizar los modos de subjetivación emergentes en las luchas políticas actuales, partimos de la hipótesis de que la disputa no es sobre narrativas, sino sobre eventos: una atmósfera ideal para controlar el discurso y constituir un orden capaz de producir percepciones, afectos y prácticas que configuran modos de subjetivación en acción en las relaciones de poder. Los dos documentales producidos desde perspectivas políticas antagónicas construyen nociones que entran en conflicto con el impeachment de la presidenta Dilma Rousseff en 2016. Los discursos producidos circulan en la esfera pública brasileña y son elementos importantes para los modos actuales de subjetivación política. Ante esto, con el cine documental a través de estas dos películas como materialidades y bajo una lente de herramientas foucaultianas, realizamos un análisis de la relación entre lenguaje cinematográfico y política como forma estratégica para la producción de modos de subjetivación; discutimos conceptos desde la perspectiva de Foucault y Bill Nicholls en relación con la historia del cine y el documental y, luego, realizando un decoupage de las películas, identificamos las principales categorías enunciativas y afectivas y analizamos los procesos que crean significados y afectos en estas. relaciones. Con esto, entendemos el cine como una táctica de luchas de poder, atravesada por estrategias del dispositivo mediático que es importante para la formación del sujeto político. Nos damos cuenta de que la disputa por el acontecimiento produce modos de subjetivación vinculados a las luchas sociopolíticas actuales. Utilizando el método de análisis del discurso, observamos que las emociones emergidas son factores preponderantes en la constitución de los sujetos. Si en el lado derecho tenemos la indignación que surge de la lucha por la democracia bajo afectos violentos y vigilantes, ataques y llamados a la destrucción del enemigo, en el lado izquierdo la indignación surge de una resistencia esperanzada, que bajo el sentimiento de injusticia, la melancolía y el vértigo movilizan seguridad en los discursos formados por enunciados más arraigados en el conocimiento, la memoria y la lucha contra lo contradictorio. Consideramos que la disputa por el acontecimiento no se da sólo a través de la narrativa, ya que ésta se hace como una táctica y también a través de estrategias que son atravesadas por varios dispositivos importantes para la constitución de sujetos.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74828
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4751-2858
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9949439416885322
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4519037978963137
Co-advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4685-1949
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7234871226390169
Access Rights: Acesso Aberto
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