Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorCeledônio, Danilo Barroso-
dc.date.accessioned2023-10-27T11:21:14Z-
dc.date.available2023-10-27T11:21:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCELEDÔNIO, Danilo Barroso. “Parem as máquinas! Agora é o SPAECE”: uma etnografia entre a gestão e o ensino no contexto de avaliações em larga escala em uma escola pública do interior do Ceará. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74813-
dc.description.abstractThis thesis presents an ethnographic study centered on the process of applying large-scale assessments in a public school in the interior of Ceará, with emphasis on the test of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), of the National System of Evaluation of Basic Education in Brazil (SAEB) and the National High School Examination (Enem). As an ethnography that it is, we sought to apprehend and interpret the meanings that these assessments awaken in subjects who belong to the school – workers or students. For that, a bibliographic review, statistical surveys and, above all, field research with systematic participant observation were carried out in a public school in the interior of the state of Ceará. One of the main assumptions of the thesis is the understanding that large-scale assessments allow dialogues, sometimes tense, between two social fields, in Bourdieu's perspective (1989): that of Managerial Public Administration and that of School Education. We work here on the idea that the aforementioned fields intersect and that the subjects who experience this (re)signify public policies, in the specific case, institutional evaluation, which ends up having an impact on the type of institution that the school becomes. transforms when in contact with the instruments of managerial management. Regarding the school field, theoretical approaches were sought, in addition to Bourdieu (2016; 2018), with Beserra and Lavergne (2018), Gellner (2000), Durham (2010), among others. Regarding the field of Management, especially that of large-scale evaluation, studies by Bresser Pereira (2006), Gaulejac (2007), Balandier (2015), Haroche (2015), Cavalcanti (2007) were used. As references for anthropological analysis of public policy evaluation, Gussi (2014), Gussi and Oliveira (2016) and Rodrigues (2016) were used. The results show that the type of preparation carried out for the large-scale assessments reinforces improvisation as an administrative resource, as well as the memorization of contents as a teaching practice, in addition to causing discomfort in some professionals due to the readjustment of time and the priorities agreed in the annual plans. Thinking about school assessments, especially at times of tests, as rituals (PEIRANO, 2002; TURNER, 2013; MCLAREN, 1991), it is clear that they cross these liminal moments so dear to the school community and provoke resignifications of work and weights of the learnings. Another finding of this ethnographic research is the perception that the symbolic hierarchy between school management and teaching provoke, in these resignifications of school work, a series of resentments among professionals, something that also extends to students, especially when their priorities are relegated to second plan.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Parem as máquinas! Agora é o SPAECE”: uma etnografia entre a gestão e o ensino no contexto de avaliações em larga escala em uma escola pública do interior do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese apresenta um estudo etnográfico centrado no processo de aplicação de avaliações em larga escala em uma escola pública do interior do Ceará, com destaque para a prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como etnografia que é, buscou-se a apreensão e interpretação de significados que essas avaliações despertam em sujeitos que pertencem à escola – trabalhadores ou discentes. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, levantamentos estatísticos e, sobretudo, pesquisa de campo com observação participante sistemática em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Um dos pressupostos principais da tese consiste na compreensão de que as avaliações em larga escala permitem diálogos, por vezes tensos, entre dois campos sociais, na perspectiva de Bourdieu (1989): o da Administração Pública gerencial e o da Educação Escolar. Trabalha se aqui na ideia de que os referidos campos se interseccionam e que os sujeitos que vivenciam isso (re)significam as políticas públicas, no caso específico, a de avaliação institucional, o que acaba por impactar no tipo de instituição que a escola se transforma ao contato com os instrumentos da Gestão gerencial. Sobre o campo escolar, procurou-se aproximações teóricas, além de Bourdieu (2016; 2018), com Beserra e Lavergne (2018), Gellner (2000), Durham (2010), dentre outros. Sobre o campo da Gestão, sobretudo o da avaliação em larga escala, foram utilizados os estudos de Bresser Pereira (2006), Gaulejac (2007), Balandier (2015), Haroche (2015), Cavalcanti (2007). Como referências uma para análise antropológica de avaliação de políticas públicas, utilizou-se Gussi (2014), Gussi e Oliveira (2016) e Rodrigues (2016). Os resultados mostram que o tipo de preparação realizado para as avaliações em larga escala reforça o improviso como recurso administrativo, bem como a memorização de conteúdos como prática didática, além de provocar desconfortos em alguns profissionais por conta da readequação do tempo e das prioridades acordadas nos planejamentos anuais. Pensando nas avaliações escolares, sobretudo nos momentos de provas, como rituais (PEIRANO, 2002; TURNER, 2013; MCLAREN, 1991), percebe-se que elas atravessam esses momentos liminares tão caros para a comunidade escolar e provocam ressignificações do trabalho e dos pesos dos aprendizados. Outro achado desta pesquisa etnográfica é a percepção de que a hierarquia simbólica entre a gestão escolar e o ensino provocam, nessas ressignificações do trabalho escolar, uma série de ressentimentos entre profissionais, algo que se estende também aos alunos, especialmente quando suas prioridades são relegadas a segundo plano.pt_BR
dc.subject.ptbrSPAECEpt_BR
dc.subject.ptbrEtnografiapt_BR
dc.subject.ptbrAvaliaçõespt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Médiopt_BR
dc.subject.ptbrCearápt_BR
dc.subject.enEthnographypt_BR
dc.subject.enAssessmentspt_BR
dc.subject.enHigh Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2249-1894pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5646652478542912pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5510-5286pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7306722117822350pt_BR
local.date.available2023-10-27-
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_dbceledonio.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.