Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74782
Type: TCC
Title: Urbanização e o terciário nas aulas de Geografia de Caucaia – CE
Authors: Azevedo, Letícia Albuquerque
Advisor: Muniz, Alexsandra Maria Vieira
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de Geografia;Formação Cidadã;Urbanização;Setor terciário;Caucaia
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Issue Date: 2023
Citation: AZEVEDO, Letícia Albuquerque. Urbanização e o terciário nas aulas de Geografia de Caucaia – CE. 2023. 95 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: A formação cidadã no ensino consiste no desenvolvimento dos discentes para a participação ativa na sociedade, exercendo seus deveres e garantindo seus direitos de cidadãos. A Geografia, tendo a finalidade de estudar a relação sociedade-natureza, desempenha um papel imprescindível na formação cidadã nas escolas. Destarte, esta pesquisa possui como objetivo geral, analisar a importância e a aplicação de conteúdos da Geografia Urbana, como Economia Urbana da cidade, para a formação de cidadãos críticos. Diante disso, foi utilizado o lugar de vivência dos discentes, ou seja, Caucaia-CE, para desenvolver o conteúdo de Urbanização, Economia e Setor Terciário e criar um projeto de intervenção para alunos de uma escola em Caucaia, a fim de analisar esse conteúdo geográfico na realidade escolar. Destarte, a pesquisa é do tipo exploratória e participante, com abordagem quali-quantitativa. Como procedimentos, foi realizada pesquisa bibliográfica, com autores como: Helena Callai e Lana Cavalcanti que balizam o estudo sobre o ensino de geografia e a formação cidadã; Milton Santos, Henri Lefebvre, Ana Fani Carlos e Maria Encarnação Sposito, referências na discussão de cidade e urbanização; Leda Paulani, Andressa Ribeiro, Sandra Lencioni, Edward Soja, Alexsandra Muniz, Milton Santos e Anita Kon para o estudo de economia urbana e o setor terciário; e Francisco Antônio Menezes, Hamilton Freitas, Clóvis Jucá Neto, Francisco Alexandre Coelho, Zenilde Amora, Maria Clélia Costa para a análise sobre a evolução urbana de Caucaia-CE. Além disso, houve a análise de dados estatísticos em sítios governamentais como IBGE, IPECE e RAIS/CAGED, e pesquisa de campo nos principais centros do comércio e serviços, bem como entrevistas com docentes do ensino básico para analisar a importância da formação cidadã no ensino de Geografia e pesquisa participante com intervenção na escola. Conclui-se que, por intermédio da história, geografia e economia de Caucaia, além de facilitar o conteúdo de Geografia Urbana, trazendo-o para a realidade dos discentes, este estudo propiciou o desenvolvimento do pensamento crítico, analítico e propositivo dos alunos, características essenciais para a formação cidadã.
Abstract: Citizen education in education consists of developing students for active participation in society, exercising their duties, and ensuring their rights as citizens. Geography, with its purpose of studying the society-nature relationship, plays an essential role in citizen education in schools. Therefore, the general objective of this research is to analyze the importance and application of Urban Geography content, such as Urban Economics in the city, for the formation of critical citizens. To achieve this, the students' place of residence, Caucaia, CE, was used to develop content on Urbanization, Economics, and the Tertiary Sector, and to create an intervention project for students at a school in Caucaia, in order to analyze this geographical content in the school reality. Thus, the research is exploratory and participatory, with a qualitative-quantitative approach. The procedures included bibliographic research with authors such as Helena Callai and Lana Cavalcanti, who guide the study on geography education and citizen formation; Milton Santos, Henri Lefebvre, Ana Fani Carlos, and Maria Encarnação Sposito, as references in the discussion of city and urbanization; Leda Paulani, Andressa Ribeiro, Sandra Lencioni, Edward Soja, Alexsandra Muniz, Milton Santos, and Anita Kon for the study of urban economics and the tertiary sector; and Francisco Antônio Menezes, Hamilton Freitas, Clóvis Jucá Neto, Francisco Alexandre Coelho, Zenilde Amora, and Maria Clélia Costa for the analysis of the urban evolution of Caucaia, CE. In addition, statistical data analysis was conducted on government websites such as IBGE, IPECE, and RAIS/CAGED, as well as field research in the main commerce and service centers, and interviews with elementary school teachers to analyze the importance of citizen education in the teaching of Geography, and participatory research with intervention in the school. It is concluded that, through the history, geography, and economy of Caucaia, in addition to facilitating the content of Urban Geography, bringing it to the students' reality, this study promoted the development of critical, analytical, and proactive thinking in students, essential characteristics for citizen formation.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74782
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9785019304495433
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7536209121503356
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_laazevedo.pdf8,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.