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Tipo: TCC
Título: Endividamento como consequência do analfabetismo financeiro
Autor(es): Rodrigues, Juliana Pereira
Orientador: Parente, Paulo Henrique Nobre
Palavras-chave em português: Educação financeira;Endividamento;Consumo;Título
Palavras-chave em inglês: Financial literacy;Indebtedness;Consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ATUÁRIA
Data do documento: 2023
Citação: PARENTE, Paulo Henrique Nobre. Endividamento como consequência do analfabetismo financeiro. 2023. 38 f. Monografia (Graduação em Ciências Atuariais) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em a associação entre a educação financeira e os hábitos de endividamento das famílias, expondo os impactos positivos da literacia financeira, descrevendo e apontando os seus benefícios. Para isso, esta pesquisa aplicou um questionário composto por 23 perguntas junto à 144 participantes moradores da cidade de Fortaleza/CE. Recorreu-se à análise descritiva, expondo os resultados a partir do perfil socioeconômico dos indivíduos. Os resultados do estudo mostraram que o nível de educação financeira dos respondentes ainda é baixa, contudo se mostra melhorada quando a escolaridade das pessoas incorpora a graduação ou níveis superiores. Os resultados da pesquisa mostram ainda que os hábitos de endividamento dos respondentes se altera de acordo com a idade, a remuneração e o sexo. As evidências indicam que parte representativa dos participantes tem gastos significativos com cartão de crédito, comprometendo, inclusive, até 90% da renda. Os achados deste estudo fortalecem a premissa de que indivíduos com maior literacia financeira, apresentam maior controle do nível de endividamento.
Abstract: The objective of this study is to examine the association between financial education and family debt habits, highlighting the positive impacts of financial literacy and describing its benefits. To achieve this, a questionnaire consisting of 23 questions was administered to 144 participants living in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. Descriptive analysis was used to present the results based on the participants’ socioeconomic profiles. The findings of the study showed that the level of financial education among respondents is still low; however, it improves when individuals have completed higher education or attained higher educational levels. The research results also indicated that respondents’ debt habits vary according to age, income, and gender. The evidence suggests that a significant portion of the participants have substantial credit card expenses, even compromising up to 90% of their income. The findings of this study reinforce the premise that individuals with higher financial literacy demonstrate greater control over their debt levels.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74773
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1294327928645279
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ATUARIAIS - Monografias

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