Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74721
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões marxistas enquanto aporte teórico para pensar o ensino de filosofia no contexto da educação integrada: um estudo de caso no IFPA-campus Belém
Título em inglês: Marxist reflections as a theoretical content for thinking about teaching philosophy in the context of integrated education: a case study at IFPA-campus Belém
Autor(es): Damasceno, Cristiane Alves Pereira
Orientador: Oliveira, Renato Almeida de
Palavras-chave em português: O capital;Divisão de trabalho;Educação omnilateral;Educação unilateral
Palavras-chave em inglês: The capital;Division of labor;Omnilateral education;None-sided education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Data do documento: 2023
Citação: DAMASCENO, Cristiane Alves Pereira. Reflexões marxistas enquanto aporte teórico para pensar o ensino de filosofia no contexto da educação integrada: um estudo de caso no IFPA - Campus Belém. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Tendo em vista que, nosso objetivo, nessa pesquisa, é analisar a divisão do trabalho, percorrendo os caminhos do livro I, O Capital, a saber, os capítulos XI, XII e XIII – Cooperação, Divisão do trabalho, Manufatura, Maquinaria e Grande Indústria – item 3. Efeitos imediatos da produção mecanizada sobre o trabalhador, à luz de Karl Marx e demais autores com posicionamentos teórico marxista, cujas contribuições pertinentes possibilitam a compreensão sobre a relação antagônica entre a classe burguesa, economicamente predominante, e a classe trabalhadora, que tem apenas a força de trabalho como único bem de troca para manutenção de sua sobrevivência, pesquisa-se sobre, reflexões marxistas enquanto aporte teórico para pensar o ensino de filosofia no contexto da educação integrada: um estudo de caso no IFPA – Campos Belém, a fim de, refletir sobre o ensino da filosofia no contexto da educação integrada, como um estudo de caso no IFPA – Campos Belém, pelo aporte da concepção marxista. Para tanto, é necessário. Apresentar o trabalho como princípio educativo sob a perspectiva da educação omnilateral e unilateral. Compreender a divisão do trabalho e seus desdobramentos na manufatura e na fábrica em Karl Marx, Explicitar as reverberações da divisão do trabalho sobre o ensino da filosofia no IFPA – Campos Belém. Realiza-se, então, uma pesquisa nosso foco se atém ao caráter qualitativo sobre o estudo de caso, através da observação documental, empírica da pesquisadora e a partir daí delineamos interpretações que se aproximam das amostras extraídas da realidade. Diante disso, verifica-se que no primeiro resultado percebemos que a educação unilateral representa uma unilateralidade oriunda da divisão do trabalho. O segundo resultado, observamos que como aliada da ideologia unilateral, junto aos cortes econômicos do neoliberalismo, alinhou a educação profissional no período da ditadura militar. Tal alinhamento provocou uma ruptura sobre o ensino da filosofia, enquanto aporte teórico, foi banida dos currículos das escolas, em consequência disso, predominou o ensino tecnicista na formação dos jovens oriundos da classe operária. Em nosso terceiro resultado percebemos que formação integral postulada por Karl Marx e a escola unitarista e o ensino de filosofia são contemplados no PPC de Edificações, o que impõe a constatação de que obtivemos resposta a nossa problemática de pesquisa Qual a reverberação da Divisão do Trabalho sobre o Ensino da Filosofia, no IFPA – Campus Belém, tendo como aporte a concepção marxista.
Abstract: Bearing in mind that our objective, in this research, is to analyze the division of labor, following the paths of book I, Capital, namely, chapters XI, XII and XIII – Cooperation, Division of labor, Manufacturing, Machinery and Large Industry – item 3. Immediate effects of mechanized production on the worker, in the light of Karl Marx and other authors with Marxist theoretical positions, whose relevant contributions make it possible to understand the antagonistic relationship between the economically predominant bourgeois class and the working class, which only has labor power as the only exchange good to maintain its survial, research on Marxist reflections as a theoretical contribution to thinking about the teaching of philosophy in the context of integrated education: a case study at IFPA – Campos Belém, in order to reflect on the teaching of philosophy in the context of integrated education, as a case study at IFPA – Campos Belém, for the contribution of the Marxist conception. For that, it is necessary. Present work as an educational principle from the perspective of omnilateral and unilateral education. Understand the division of labor and its consequences in manufacturing and the factory in Karl Marx, Explain the reverberations of the division of labor on the teaching of philosophy at IFPA – Campus Belém. Research is then carried out, our focus is on the qualitative nature of the case study, through the researcher's documentary, empirical observation and from there we outline interpretations that are close to the samples extracted from reality. In view of this, it appears that in the first result we see that unilateral education represents a unilaterality arising from the division of labor. The second result, we observe that as an ally of unilateral ideology, together with the economic cuts of neoliberalism, it aligned professional education during the period of the military dictatorship. This alignment caused a rupture in the teaching of philosophy, as a theoretical contribution, it was banned from school curricula, as a result, technical teaching predominated in the training of young people from the working class. In our third result we realize that integral training postulated by Karl Marx and the unitarist school and the teaching of philosophy are included in the PPC of Buildings, which imposes the observation that we obtained an answer to our research problem What is the reverberation of the Division of Labor on the Teaching of Philosophy, at IFPA – Campus Belém, with a contribution from the Marxist conception.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74721
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6548032441334007
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5027075041056189
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_capdamasceno.pdf800,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.