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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Antônio Fagundes de-
dc.contributor.authorAzevedo, Roberto de-
dc.date.accessioned2023-10-20T17:12:01Z-
dc.date.available2023-10-20T17:12:01Z-
dc.date.issued1971-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Roberto de. Comercialização de abacate, banana, citrus e manga, no mercado atacadista da Zona da Mata, Minas Gerais. 1971. 76 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 1971.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74718-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComercialização de abacate, banana, citrus e manga, no mercado atacadista da Zona da Mata, Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO desequilíbrio econômico regional tem sido, ultimamente um dos problemas que vem causando preocupação aos estudiosos de Desenvolvimento Econômico. Uma das forças causadoras deste desequilíbrio é propulsionado pelo círculo vicioso da pobreza, que na opinião destes estudiosos deve ser quebrado, a fim de eliminar ou atenuar estes desequilíbrios regionais. Conforme se observa, a Zona da Mata do Estado de Minas Gerais tem aspecto característico de região subdesenvolvida. Esta causa foi evidenciada quando, nesta zona, procurou-se erradicar o café, produto de real importância para a sua economia. Com a erradicação deste produto, passou-se a intensificar o exôdo do fator mão-de-obra para as capitais limítrofes a esta zona e/ou para os seus meios urbanos, aumentando, de certo modo, os problemas da região. Em face disto, começou a surgir certa preocupação por parte dos órgãos do governo federal e estadual, como o Ministério do Planejamento, no sentido de organizar planos com base na reestruturação dos fatores produtivos desta zona. A escolha da análise do mercado atacadista, entre outros fatores, justifica-se pelo fato dele achar-se próximo a área de produção e a sua vinculação com outros mercados. Os objetivos do presente trabalho consiste em descrever o processo de comercialização das frutas, abacate, banana, citrus e manga, ao nível do mercado atacadista estabelecido na Zona da Mata. Especificamente, procurou-se descrever a) compra e venda; b) uso de transporte e armazenamento, c) sistema e tipos de embalagem; d) padronização e classificação; e) riscos e perdas; f) razão social e capital da empresa; g) analise dos custos operacionais. Os dados utilizados no presente trabalho foram de origem primária coletados através do Survey Method referentes ao ano de 1969, em questionário aplicado aos atacadistas de frutas estabelecidos na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Foram escolhidos intencionalmente os seguintes municípios: Paraíba, Bicas, Carangola, Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Muriaé, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Bomba, Santos Dumont,São João Nepomuceno, Ubá, Visconde do Rio Branco e Viçosa.pt_BR
dc.subject.ptbrFrutas - Comercializaçãopt_BR
dc.subject.ptbrComércio atacadistapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas em outras instituições

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