Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRomero, Júlio Alfredo Racchumi-
dc.contributor.authorOliveira, Virginia Moura Garcia-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:12:54Z-
dc.date.available2023-10-16T18:12:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Virginia Moura Garcia. Mais PAIC: avaliação da política de formação docente continuada na perspectiva de docentes em uma escola da rede municipal de Fortaleza/CE. Orientador: Júlio Alfredo Racchumi Romero. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74667-
dc.description.abstractBearing in mind the inefficient context of the educational system in Ceará, evidenced in 2004 based on the work carried out by the Ceará Committee for the Elimination of School Illiteracy - CCEAE, a collaboration pact was signed between the state and municipalities in the fight against illiteracy in children in the early years of elementary school. The Literacy Program at the Right Age, established by Law No. 14026/2007, was implemented in the state of Ceará in 2007 and expanded in 2015 to MAIS PAIC. Based on the actions implemented by the program, the objective of this study is to evaluate the contributions of the continued teacher training policy at MAIS PAIC, considering the perspective of literacy teachers at the João Saraiva Leão School of the public education network in Fortaleza. This is a research focused on a qualitative, exploratory approach, choosing the case study method. Data collection was developed from documental analysis of records and results about the program and semi-structured interviews with literacy teachers and school managers (pedagogical management and coordination). The investigation is based on the perspective of in-depth evaluation, proposed by Rodrigues (2008), which seeks beyond the study of official documents and quantitative results, the understanding of the meanings of the policy for the actors who experienced it. Throughout the study, it became evident that the program is based on the policy of accountability and management for results, in addition to being based on the principle of cooperation between state and municipalities. In this context, the results indicate that the MAIS PAIC actions contributed to the constitution of the teacher's personal and professional identity in aspects such as reflection on practice, exchange of experiences, and this reflected in student learning. program aspects that contributed to teacher training, it is observed that there are still elements that configure a vertical perspective and a public policy format that collaborates to update knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMais PAIC: avaliação da política de formação docente continuada na perspectiva de docentes em uma escola da rede municipal de Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTendo em vista o contexto ineficiente no sistema educacional cearense, evidenciado em 2004 a partir dos trabalhos realizados pelo Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar - CCEAE, foi firmado um pacto de colaboração entre estado e municípios no combate ao analfabetismo de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. O Programa Alfabetização na Idade Certa, instituído pela Lei n°14026/2007 foi implementado no estado do Ceará em 2007 e ampliado em 2015 para o MAIS PAIC. Com base nas ações implementadas pelo programa, o objetivo deste estudo é avaliar as contribuições da política de formação docente continuada no MAIS PAIC, considerando a perspectiva das professoras alfabetizadoras da Escola João Saraiva Leão da rede pública de ensino em Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa com foco na abordagem qualitativa, de cunho exploratório, tendo como escolha o método estudo de caso. A coleta de dados desenvolveu-se a partir da análise documental de registros e resultados sobre o programa e da realização de entrevistas semiestruturadas junto a professoras alfabetizadoras e gestores da escola (gestão e coordenação pedagógica). A investigação fundamenta-se na perspectiva de avaliação em profundidade, proposta por Rodrigues (2008), que busca além do estudo sobre os documentos oficiais e resultados quantitativos, a compreensão dos significados da política para os atores que a vivenciaram. Ao longo do estudo evidenciou-se que o programa fundamenta-se na política de responsabilização e gestão por resultados, além de estar firmado no princípio de cooperação entre estado e municípios. Nesse contexto, os resultados obtidos apontam que as ações do MAIS PAIC contribuíram para a constituição da identidade pessoal e profissional do professor em aspectos como a reflexão sobre a prática, a troca de experiências, e isso refletiu na aprendizagem dos estudantes Embora tenham sido evidenciados no programa aspectos que contribuíram para a formação do professor, observa-se que ainda há elementos que configuram uma perspectiva verticalizada e um formato de política pública que colabora para a atualização de conhecimentos.pt_BR
dc.subject.ptbrPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrFormação docente continuadapt_BR
dc.subject.ptbrAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.enEducational public policypt_BR
dc.subject.enContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subject.enLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3004-0647pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8134214007877295pt_BR
local.date.available2023-10-16-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_vmgoliveira.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.