Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74598
Tipo: Dissertação
Título : Análise do comportamento empreendedor e suas ações estratégicas frente à superação de contingências na gestão de micro e pequenas empresas
Autor : Toscano, Thaís Sales Barreto
Tutor: Pinho, Ana Paula Moreno
Palabras clave en portugués brasileño: Comportamento Empreendedor;Ações Estratégicas;Teoria da Contingência
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : TOSCANO, Thaís Sales Barreto. Análise do comportamento empreendedor e suas ações estratégicas frente à superação de contingências na gestão de micro e pequenas empresas. 55 f. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O empreendedorismo tem sido discutido amplamente em diferentes áreas do conhecimento. Este é apontado como uma ferramenta propulsora de novos negócios, o que contribui para sua inserção nas mudanças sociais e econômicas. Uma das suas temáticas refere-se ao comportamento empreendedor que o indivíduo desenvolve para obter realizações. Compreendê-lo é importante para possibilitar a superação de contingências na atualidade, como a COVID-19. As micro e pequenas empresas são atualmente reconhecidas como um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Logo, o presente trabalho investigou como se caracteriza o comportamento empreendedor e suas ações estratégicas frente à superação de contingências na gestão de micro e pequenas empresas. Para isso, buscou-se analisar o comportamento e a visão de empreendedores que atuam no setor de comércio no estado do Ceará em atividades diversificadas, sobre a importância das ações estratégicas para o crescimento da empresa e superação das adversidades. A pesquisa se apresenta como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, na qual investigou-se comportamentos empreendedores baseados no modelo conceitual de características comportamentais de Cooley (1990). Como instrumento de coleta de dados, foram elaboradas e aplicadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas presencialmente e à distância nas plataformas como Google Meet. Tais entrevistas foram conduzidas através da abordagem cognitivo-reflexiva (ACR), elaborada por Pinho e Silva (2021), cuja ênfase está na aquisição das percepções dos entrevistados no relato de um discurso. A análise dos dados foi norteada pelo método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Como resultado, encontrou-se empreendedores focados em observar o mercado, impactados pela crise financeira, adotando estratégias prioritariamente em marketing e que se sentem comprometidos com seu negócio, representando fortemente o conjunto de realização. Já o conjunto de Poder, por ser o menos citado, sugere uma lacuna pouco trabalhada entre os entrevistados. Considera-se que os achados deste estudo podem contribuir para a realização de pesquisas futuras mais abrangentes sobre a temática abordada.
Abstract: Entrepreneurship has been widely discussed in different areas of knowledge. This is seen as a driving tool for new businesses, which contributes to their insertion in social and economic changes. One of its themes refers to the entrepreneurial behavior that individuals develop to obtain achievements. Understanding it is important to make it possible to overcome current contingencies, such as COVID-19. Micro and small companies are currently recognized as one of the supporting pillars of the Brazilian economy. Therefore, the present work investigated how entrepreneurial behavior and strategic actions are characterized in the face of overcoming contingencies in the management of micro and small businesses. To achieve this, we sought to analyze the behavior and vision of entrepreneurs who work in the commerce sector in the state of Ceará in diversified activities, on the importance of strategic actions for the company's growth and overcoming adversities. The research is qualitative, exploratory and descriptive in nature, in which entrepreneurial behaviors were investigated based on Cooley's (1990) conceptual model of behavioral characteristics. As a data collection instrument, semi-structured interviews were developed and applied, carried out in person and remotely on platforms such as Google Meet. Such interviews were conducted using the cognitive-reflective approach (CRA), developed by Pinho e Silva (2021), whose emphasis is on acquiring the interviewees' perceptions in the report of a speech. Data analysis was guided by the content analysis method proposed by Bardin (2011). As a result, entrepreneurs were found focused on observing the market, impacted by the financial crisis, adopting strategies primarily in marketing and who feel committed to their business, strongly representing the achievement set. The Power set, as it is the least mentioned, suggests a gap that has been little addressed among the interviewees. It is considered that the findings of this study can contribute to carrying out more comprehensive future research on the topic addressed.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74598
Lattes del autor: https://lattes.cnpq.br/6311085500495674
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_tsbtoscano.pdf614,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.