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dc.contributor.advisorMelo, Claudiana Maria Nogueira de-
dc.contributor.authorFernandes, Karen Emanuelle Costa-
dc.date.accessioned2023-10-05T15:13:31Z-
dc.date.available2023-10-05T15:13:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFERNANDES, Karen Emanuelle Costa. Saberes docentes na formação de leitores e produtores de textos em turmas do 2 ° Ano do Ensino Fundamental. 2023. 60 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74595-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the perceptions of 2nd-grade teachers in public schools in Fortaleza regarding the practices and challenges for developing readers and text producers at this stage of education. To do so, we opted for a qualitative research approach, both descriptive and bibliographic, based on a questionnaire with corresponding responses regarding conceptions of reading, writing, and literacy. The theoretical foundations that guided this work were based on the dialogue among authors who discuss child development and learning, teaching and learning of reading and writing, and teacher training and educational practices, such as Vygotsky (1991), Freire (2001), Lopes (2005), Smolka (2012), Soares (2022), and the guidelines contained in documents that govern the subject, such as PCN (1997), DNCEB (2010), and BNCC (2018). The results indicated that the conception of literacy is present in the reading and writing practices of the surveyed teachers, and the texts covered mainly focus on literary reading. However, other genres that have an impact on literacy instruction were also introduced to the students. Regarding the reading materials provided to the children, the surveyed teachers reported that their practices include both literary genres such as legends, myths, fables, stories, poems (including visual ones), as well as non-literary genres like agendas, lists, notes, invitations, letters, recipes, game rules, comics, and cartoons. Among the most common literary genres in the pedagogical work carried out with the children, fables, stories, and poems stand out. However, this interaction with written materials presents a challenge due to the lack of good materials with quality content, in good condition, and in sufficient quantity. The teachers also expressed that they encourage children to produce texts, even if they have not yet reached the alphabetic level (the ability to read and write autonomously). As a challenge, educators mentioned the difficulty in finding resources for quality work, such as good books or different materials that can spark students' interest in writing. This seems to be an indication of a major obstacle in their educational practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSaberes docentes na formação de leitores e produtores de textos em turmas do 2 ° Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo investigar as percepções de professores do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Fortaleza, acerca das práticas e desafios para a formação de leitores e produtores de texto nessa etapa de ensino. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e bibliográfico, baseando-se de um questionário com as respectivas respostas sobre as concepções de leitura, escrita e letramento. Os fundamentos teóricos que nortearam o trabalho foram por meio da interlocução de autores, que discutem sobre desenvolvimento e aprendizado da criança, ensino e aprendizagem da leitura e escrita e formação docente e práticas educativas, como Vygotsky (1991), Freire (1997); Lopes (2005), Smolka (2012), Soares (2022) e as orientações compreendidas nos documentos que legislam sobre o assunto PCN (1997); DNCEB (2010); BNCC (2018). Os resultados apontaram que a concepção de letramento está presente nas práticas de leitura e escrita dos professores pesquisados, e que os textos abordados estão voltados para a leitura literária, no entanto, outros gêneros que refletem na condução no que diz respeito a alfabetizar letrando foram apresentados aos aprendizes. Em relação a leitura proporcionada às crianças, os professores pesquisados relataram que em suas práticas estão presentes tanto os gêneros literários: lendas, mitos, fábulas, contos, poemas (inclusive os visuais) como os não literários: agendas, listas, bilhetes, convites, cartas, receita, regras de jogo, quadrinhos e charges. No trabalho pedagógico desenvolvido junto às crianças, dentre os mais presentes destaca-se os gêneros literários fábulas, contos e poemas. No entanto, essa interação com os materiais escritos apresenta-se como desafio, pois há ausência de bons materiais, com bons conteúdos, em bom estado e quantidade. Os professores também expressaram que incentivam as crianças à produzirem textos, mesmo que ainda não tenham alcançado o nível alfabético (saber ler e escrever autonomamente). Como desafio, os educadores, trouxeram a dificuldade em encontrar recursos para um trabalho de qualidade, como bons livros ou diferentes materiais para que os alunos tenham interesse em escrever. Isto parece ser um indicativo de maior obstáculo na sua prática educativa.pt_BR
dc.subject.ptbrLeiturapt_BR
dc.subject.ptbrEscritapt_BR
dc.subject.ptbrFormação de leitores e produtores de textopt_BR
dc.subject.enReadingpt_BR
dc.subject.enWritingpt_BR
dc.subject.entraining of readers and producers of textspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1544422027958854pt_BR
local.date.available2023-10-05-
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