Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Cristina Façanha-
dc.contributor.authorVieira, Letícia Monte-
dc.date.accessioned2023-10-04T18:32:50Z-
dc.date.available2023-10-04T18:32:50Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVIEIRA, Letícia Monte. O estágio supervisionado na Educação Infantil no contexto do ensino remoto e seus efeitos para a formação docente. 2023. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74586-
dc.description.abstractConsidering that the advent of the pandemic caused several changes in the way of doing education, the present study deals with the effects of carrying out the supervised internship in Early Childhood Education during the context of remote teaching for teacher training. The main objective of this work is to investigate how the internship activity in Early Childhood Education was carried out in the remote format, in the emergency pandemic context, in order to point out the effects on the training of pedagogy students. For that, it used the theoretical contributions of Pimenta and Lima (2012), Lima (2008), Ostetto (2002; 2011a; 2011b), among others. A basic research with a qualitative approach of the exploratory type was carried out. As methodological procedures, a bibliographic review was used, in addition to a questionnaire applied via the Google Forms platform with nine interns who attended the internship activity in Early Childhood Education in the period of 2021.1. In view of this, it was possible to verify that the internship as the first experience of acting in Early Childhood Education led some of the pedagogues in training to expect, at this stage, the experimentation of teaching through face-to-face experiences and to associate this phase as the moment to apply the theory studied to the practices of daily educational life, aiming, moreover, that all your doubts are resolved. This expectation was frustrated with the advent of the pandemic and the adoption of emergency remote teaching, leading a portion of the students to wait for an internship focused on the theoretical approach and the formulation of hypotheses about Early Childhood Education. Further, it was found that the observation and intervention stages were negatively evaluated by most of the interns, after all, the dependence on digital resources for this and the lack of feedback from those responsible for the children caused this perception. Participation was partially evaluated as positive, with regard to sharing moments with the teachers, with planning as the main highlight. On the other hand, this stage had its negative side due to the lack of moments with the children. With this, it was possible to verify that in the view of the students, the internship in Early Childhood Education carried out in the remote format was in contrast, having its positive and negative points, limited mainly by the need for technologies that ended up reducing the possibilities of approximation with the reality of Early Childhood Education. Even so, these same difficulties contributed to make pedagogues in training reflect on teaching and childhood in that context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO estágio supervisionado na Educação Infantil no contexto do ensino remoto e seus efeitos para a formação docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTendo em vista que o advento da pandemia ocasionou diversas mudanças no modo de se fazer educação, o presente estudo trata sobre os efeitos da realização do estágio supervisionado na Educação Infantil durante o contexto do ensino remoto para a formação docente. Este trabalho tem como principal objetivo investigar como se deu a realização da atividade de estágio na Educação Infantil realizada no formato remoto, no contexto pandêmico emergencial, a fim de apontar os efeitos na formação dos estudantes de pedagogia. Para tanto, valeu-se das contribuições teóricas de Pimenta e Lima (2012), Lima (2008), Ostetto (2002; 2011a; 2011b), dentre outros. Foi realizada uma pesquisa básica com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a revisão bibliográfica, além de questionário aplicado via plataforma do Google Forms com nove estagiários(as) que cursaram a atividade de estágio na Educação Infantil no período de 2021.1. Diante disso, foi possível verificar que o estágio como primeira experiência de atuação na Educação Infantil levou uma parte dos(as) pedagogos(as) em formação a esperarem, nessa etapa, a experimentação da docência por meio de vivências presenciais e a associarem essa fase como o momento de aplicar a teoria estudada às práticas do cotidiano educacional, almejando, além disso, que todas as suas dúvidas sejam sanadas. Essa expectativa foi frustrada com o advento da pandemia e adoção do ensino remoto emergencial, levando uma parcela dos discentes a esperarem por um estágio voltado para a abordagem teórica e de formulação de hipóteses acerca da Educação Infantil. Adiante, foi constatado que as etapas de observação e intervenção foram avaliadas negativamente por grande parte dos(as) estagiários(as), afinal a dependência dos recursos digitais para tal e falta de feedback por parte dos responsáveis pelas crianças causou essa percepção. A participação foi parcialmente avaliada como positiva, no que diz respeito às participações de momentos com as professoras, tendo o planejamento como principal destaque. Por outro lado, essa etapa teve seu lado negativo devido à falta de momentos com as crianças. Com isso, foi possível constatar que na visão dos estudantes o estágio em Educação Infantil realizado no formato remoto se mostrou num contraste, tendo seus pontos positivos e negativos, limitados, principalmente, pela necessidade das tecnologias que acabaram por reduzir as possibilidades de aproximação com a realidade da Educação Infantil. Ainda assim, essas mesmas dificuldades contribuíram para que os pedagogos em formação refletissem acerca da docência e da infância naquela conjuntura.pt_BR
dc.subject.ptbrEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrPandemiapt_BR
dc.subject.enSupervised internshippt_BR
dc.subject.enTeaching trainingpt_BR
dc.subject.enKindergardenpt_BR
dc.subject.enPandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5422327439111187pt_BR
local.date.available2023-10-04-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lmvieira.pdf408,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.