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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74569
Tipo: | TCC |
Título: | Reuven Feuerstein e o papel da mediação docente no desenvolvimento cognitivo dos educandos: reflexões sobre a prática do professor em sala de aula |
Autor(es): | Souza, Rian Rodrigues de |
Orientador: | Barbosa, Maria José |
Palavras-chave em português: | Reuven Feuerstein;Mediação docente;Aprendizagem;Desenvolvimento cognitivo;Inteligência |
Palavras-chave em inglês: | Teaching mediation;Learning;Cognitive development;Intelligence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SOUZA, Rian Rodrigues de. Reuven Feuerstein e o papel da mediação docente no desenvolvimento cognitivo dos educandos: reflexões sobre a prática do professor em sala de aula. 2023. 126 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A discussão sobre a relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem representa uma questão central para a educação, tendo em vista que as concepções epistemológicas sustentadas, ainda que implicitamente, pelos professores exercem impactos no ambiente escolar e na sua prática pedagógica em sala de aula. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a prática docente a partir da concepção do psicólogo e professor Reuven Feuerstein (1921-2014) sobre o papel da mediação humana no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Quanto ao percurso metodológico, o trabalho configura-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica, especialmente, obras de Feuerstein (1994, 2002, 2014, 2021) e de seus comentadores, como Gomes (2002), Mentis (1997), Giugno (2002), Armacollo (2013) e Pisacco (2006), dentre outros. Tais autores auxiliam-nos a compreender os elementos fundamentais do arcabouço teórico de Feuerstein, como sua Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) e a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), particularmente sua definição e caracterização de mediação e do papel desta interação humana na promoção do desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Além disso, destaca-se a contribuição essencial de Libâneo (1994) para elucidar os aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar e os elementos presentes na estruturação do trabalho docente. Após a realização da pesquisa, evidenciou-se que a teoria de Reuven Feuerstein sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano e sua concepção de mediação (em especial, os seus doze critérios que caracterizam uma experiência de aprendizagem mediada) abrem uma importante possibilidade de reflexão sobre a prática do professor em sala de aula, tanto nos aspectos cognoscitivos como também nos socioemocionais. Por fim, ressalta-se que essa revisão da concepção de aprendizagem e desenvolvimento e da atuação docente no ambiente escolar podem contribuir para combater as práticas que excluem os sujeitos da aprendizagem com base em rótulos de “inteligência”, promovendo, em lugar disso, uma escuta sensível das singularidades e demandas específicas de cada aprendiz e o compromisso do professor-mediador com a concretização do potencial intelectual de todos os educandos. |
Abstract: | The discussion on the relationship between human development and learning represents a central issue for education, considering that the epistemological conceptions supported, albeit implicitly, by teachers have impacts on the school environment and its pedagogical practice in classroom. Based on this assumption, this research aims to reflect on teaching practices from the conception of the psychologist and professor Reuven Feuerstein (1921-2014) on the role of human mediation in the cognitive development of individuals. Regarding to methodology, the work is configured as a bibliographic research, of qualitative nature. Therefore, it was used as a theoretical basis, especially works by Feuerstein (1994, 2002, 2014, 2021) and his commentators, such as Gomes (2002), Mentis (1997), Giugno (2002), Armacollo (2013) and Pisacco (2006), among others. These authors support us to understand the fundamental elements of Feuerstein's theoretical framework, such as his Structural Cognitive Modifiability Theory (SCMT) and the Mediated Learning Experience (MLE), particularly its definition and characterization of mediation and the role of this human interaction in promoting individuals' cognitive development. In addition, the essential contribution of Libâneo (1994) to elucidate the aspects involved in the teaching-learning process in the school context and the elements present in the structuring of teaching work stands out. After conducting the research, it was evidenced that Reuven Feuerstein's theory on the relationship between learning and human development and his concept of mediation (in particular, his twelve criteria that characterize a mediated learning experience) opens up an important possibility for reflection on teacher's practice in the classroom, both in the cognitive and socio-emotional aspects. Finally, it is noteworthy that this review of the concept of learning and development and of teaching performance in the school environment can contribute to combating practices that exclude individuals from learning on the basis of labels of "intelligence". Instead, it promotes a sensitive listening to the uniqueness and specific needs of each student and the commitment of the teacher-mediator to the realization of the intellectual potential of all students. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74569 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9394013396889226 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-6301-5424 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3859026952963278 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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