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dc.contributor.advisorPinto, Georgia Albuquerque de Toledo-
dc.contributor.authorAmorim, Tainara Suyane dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-03T20:02:11Z-
dc.date.available2023-10-03T20:02:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAMORIM, Tainara Suyane dos Santos. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: o isolamento das interações. 2023. 60 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74561-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work aimed to understand how the lack of a physical school environment, in times of social isolation, caused by the Covid-19 pandemic, influenced the transition process of children from Early Childhood Education to Elementary School. The specific objectives were: 1º) To understand how school transitions occur; 2º) To observe how social isolation influenced the entry and permanence of these children in elementary school; and 3º) To analyze the children's behaviors in relation to their entry and permanence in PE. Methodologically, this work is based on a qualitative approach. A field research was carried out, in which the data collection instruments were semi-structured interviews with the children and on-site observation in the classroom. To understand the proposed theme, the main theoretical basis were the following authors: Cruz and Fochi (2018), Martinati and Rocha (2015), Motta (2013), Oliveira (1993), Palangana (2015), Carvalho and Ibiapina (2009), Conceição, Siqueira and Zucolotto (2019) and Vigotski (2007). In order to understand transitions in Early Childhood Education, the following official documents on education were consulted: the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and the Guidelines for the child's transition process from Early Childhood Education to Elementary School of the Municipal Department of Education (SME). Taking into account the sui generis aspect of the pandemic moment and the suspension of face-to-face activities, documents that emerged in the pandemic were also used to support educational activities. The research focused on a group of 1st grade children, since they stayed at home for almost two years and, due to Social Isolation, did not have the face-to-face transition from EI to EF. We conclude that a good transition process is one that welcomes the child and makes them feel belonging to that place, which makes the mind more apt for learning. In addition, we also emphasize that the loss of this physical space for children has been detrimental to their entry and permanence in elementary school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA transição da educação infantil para o ensino fundamental: o isolamento das interaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo compreender como a falta do ambiente físico escolar, em tempos de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, influenciou o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram: 1º) Entender como ocorrem as transições escolares; 2º) Observar como o isolamento social influenciou na entrada e na permanência dessas crianças no Ensino Fundamental; e 3º) Analisar os comportamentos das crianças em relação à sua entrada e permanência no EF. Metodologicamente, este trabalho é baseado em uma abordagem qualitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo, na qual os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas com as crianças e observação in loco em sala de aula. Para a compreensão do tema proposto, a base teórica principal foram os seguintes autores: Cruz e Fochi (2018), Martinati e Rocha (2015), Motta (2013), Oliveira (1993), Palangana (2015), Carvalho e Ibiapina (2009), Conceição, Siqueira e Zucolotto (2019) e Vigotski (2007). Para a compreensão das transições na Educação Infantil, foram consultados os seguintes documentos oficiais sobre educação: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e as Orientações para o processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME). Levando em consideração o aspecto sui generis do momento pandêmico e a suspensão das atividades presenciais, também foram utilizados, para embasamento, documentos surgidos na pandemia voltados para as atividades educativas. A investigação incidiu sobre um grupo de crianças do 1.º ano, uma vez que ficaram quase dois anos em casa e, devido ao Isolamento Social, não tiveram a transição presencial da EI para a EF. Concluímos que um bom processo de transição é aquele que acolhe a criança e que a faz se sentir pertencente àquele local, o que torna a mente mais apta para o aprendizado. Além disso, também ressaltamos que a perda desse espaço físico para as crianças trouxe prejuízos para a sua entrada e a permanência no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.subject.ptbrTransiçãopt_BR
dc.subject.ptbrEducação Infantilpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.ptbrIsolamento socialpt_BR
dc.subject.ptbrInteraçãopt_BR
dc.subject.enTransitionpt_BR
dc.subject.enChildhood Educationpt_BR
dc.subject.enElementary Educationpt_BR
dc.subject.enSocial isolationpt_BR
dc.subject.enInteractionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0683-9187pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9494976580342305pt_BR
local.date.available2023-10-03-
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