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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorSousa, Vitória Maria Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-10-03T19:52:00Z-
dc.date.available2023-10-03T19:52:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Vitória Maria Rodrigues de. A prática alfabetizadora de professoras do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Fortaleza de Crianças com Autismo. 2023. 75 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74560-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA prática alfabetizadora de professoras do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Fortaleza de Crianças com Autismopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa, objetiva, analisar a prática alfabetizadora de professoras, do ciclo de alfabetização que possuem crianças com autismo matriculadas na rede municipal de Fortaleza. Para tal a pesquisa teve como subsídios teóricos: Lourenço (2021), Gaviolli (2020), Dovan e Zucker (2017), Marfinart, Abrão (2014), Silva, Gaiato e Reveles (2012), Borges, Pereira e Aquino(2012), MENDES (2010) Amanaha, Perissinoto, Chiari (2008), Soares (2022), Sebra e Dias (2011), Frade (2007), Silva e Oliveira (2018), dentre outros. Utilizou-se ainda de documentos legais Lei N° 12.764 de 12 de dezembro de 2012, Lei N°13.146 de 6 de Julho de 2015, Decreto Número 7.611, de 11 de novembro de 2011, Declaração de Salamanca de 1994 da Organização das Nações Unidas, Constituição Federal de 1988, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Esta pesquisa foi realizada com a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos, para a construção de dados: a observação em campo, a entrevista semiestruturada e a avaliação da escrita e da leitura de crianças com autismo. O estudo foi desenvolvido, em uma escola pública, municipal de Fortaleza, em salas do ciclo de alfabetização. Participaram da investigação três professoras, sendo uma do primeiro e duas do segundo ano, além de quatro crianças com autismo, duas do primeiro ano e duas do segundo ano do Ensino Fundamental. Como resultado, desta pesquisa, percebeu-se que a prática alfabetizadora das professoras se baseiam em uma mediação individualizada, considerando as especificidades de cada criança, além disso, as professoras demonstraram atitudes que favoreciam o engajamento, das crianças, nas atividades propostas. Conclui-se, que é necessário uma prática alfabetizadora com atenção e atendimento às diferenças em sala de aula, para o pleno desenvolvimento educacional da criança autista.pt_BR
dc.subject.ptbrAutismopt_BR
dc.subject.ptbrAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.ptbrLetramentopt_BR
dc.subject.ptbrInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3072347002192936pt_BR
local.date.available2023-10-03-
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