Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74542
Type: | Dissertação |
Title: | O uso do aplicativo Phyphox como instrumento para o ensino de física no ensino fundamental |
Authors: | Rodrigues, Edney Melo |
Advisor: | Almeida, Carlos Alberto Santos de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Roteiros experimentais;Phyphox;Aprendizagem significativa;Ensino de física |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Issue Date: | 2023 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo propor um manual de experimentos de Física para ser utilizado tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental, contendo dois roteiros de baixo custo baseados na aquisição de dados através de diferentes sensores disponíveis em smartphones através de um aplicativo gratuito chamado Phyphox. Partindo dos pressupostos da teoria socioconstrutisvista de Vygostky e da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e como ela pode ser aplicada num contexto de ensino baseado em atividades experimentais realizadas em grupo, espera-se que a aplicação dos roteiros experimentais propostos traga maior significado e aprendizagem dos conceitos abordados quando comparados com aulas puramente teóricas, somente com definições e expressões matemáticas. Também é esperado que os professores usem sua criatividade para a elaboração de novas atividades experimentais usando como base os sensores presentes em um smartphone e o aplicativo Phyphox. Cada roteiro foi planejado para ser concluído em duas aulas, dentro de uma sala de aula que contém alunos do ensino fundamental, mais especificamente, do oitavo e do nono ano, com propostas que se enquadram principalmente nos campos de investigação, experimentação e verificação dos conceitos vistos em sala. O conteúdo de cada roteiro apresenta, além da metodologia da proposta e a turma a qual se destina, um breve resumo sobre o conteúdo de física abordado em sala de aula e o sensor específico que será utilizado no experimento a ser executado, de maneira que cada um dos roteiros propostos pode ser trabalhado de maneira independente dos demais. Os temas escolhidos estão relacionados aos conteúdos de Mecânica e Acústica. A análise dos resultados após a aplicação dos roteiros demonstra uma grande precisão dos dados obtidos com o smartphone através de uma fácil execução dos experimentos por parte dos estudantes, assim como a aprendizagem de forma mais significativa por parte deles no que se diz respeito ao conteúdo ministrado de forma teórica e equacional em sala de aula. |
Abstract: | This work aims to propose a manual of Physics experiments to be used both in High School and in Elementary School, containing two low-cost scripts based on data acquisition through different sensors available in smartphones through a free application called Phyphox. Based on the assumptions of Vygostsky’s socio-constructivist theory and of David Ausubel's theory of meaningful learning and how it can be applied in a teaching context based on experimental activities carried out in groups, it is expected that the application of the proposed experimental scripts will bring greater meaning and learning of the approached concepts when compared to Purely theoretical classes, only with mathematical definitions and expressions. Teachers are also expected to use their creativity to develop new experimental activities based on the sensors present in a smartphone and the Phyphox application. Each script was planned to be completed in two classes, within a classroom that contains elementary school students, more specifically, eighth and ninth grades, with proposals that fall mainly into the fields of investigation, experimentation and verification of the concepts seen in the classroom. The content of each script presents, in addition to the methodology of the proposal and the class for which it is intended, a brief summary of the physics content addressed in the classroom and the specific sensor that will be used in the experiment to be performed, so that each one of the proposed scripts can be worked independently of the others. The themes chosen are related to the contents of Mechanics and Acoustics. The analysis of the results after the application of the scripts demonstrates a great precision of the data obtained with the smartphone through an easy execution of the experiments by the students, as well as their learning in a more meaningful way with regard to the content taught in a theoretical and equational way in the classroom. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74542 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4841-761X |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4841596242259728 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_emrodrigues.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.