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dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Luis Santos-
dc.contributor.authorMartins, Natã Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-09-29T13:36:35Z-
dc.date.available2023-09-29T13:36:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMARTINS, Natã Rodrigues. Considerações sobre o controle tecnológico da execução de revestimentos asfálticos em uma rodovia cearense. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74531. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74531-
dc.description.abstractUnderstanding how the constituents of asphalt mixtures present themselves, through data collection and statistical treatment, is of paramount importance to promote, increasingly, the improvement of techniques and practices aopted on Brazilian roads coated with asphalt layer. It is necessary to verify whether the dosage parameters of asphalt mixtures are in accordance with the design parameters, with a certain tolerance provided for in the standard. Thus, themain objective of this research was to analyze the composition of the asphalt layer in a real road construction in the state of Cearâ, from statistical considerations on the technological control of execution. To this end, a database was created containing the properties measured during the process of production and application of HMA in the implementation of the highway. The parameters analyzed were binder content, percentage passing the sieve no. 200, airvoids, voids of the mineral aggregate, and the bitumen/voids ratio. The variability of the samples, the assumption that the samples followed the Gaussian distribution, and the conformities for each group of observations for the binder and overlay layers were considered. It was concluded that the normality hypothesis was not observed for most groups of quality parameters analyzed in this work, and the data also presented a significant number of nonconformities. The volume of voids was the parameter with the highest variability, the bitumen/voids ratio was the most prone to non-conformities, and the binder content was the parameter with the highest quality regarding the statistical control performed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConsiderações sobre o controle tecnológico da execução de revestimentos asfálticos em uma rodovia cearensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCompreender como os constituintes das misturas asfálticas se apresentam, através da coleta de dados e seu tratamento estatístico, é de suma importância para promover, cada vez mais, o aprimoramento das técnicas e praticas adotadas nas vias brasileiras revestidas com concreto betuminoso usinado à quente CBUQ. É necessário verificar se os parâmetros de dosagem das misturas asfálticas estão de acordo com os parâmetros de projeto, comum a certa tolerância prevista em norma. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a composição do revestimento asfáltico em uma obra rodoviária real no estado do Ceara, a partir de considerações estatísticas sobre o controle tecnológico da execução. Para tanto, foi criado um banco de dados contendo as propriedades medidas durante o processo de produção e aplicação de CBUQ na implantação da rodovia. Os parâmetros analisados foram teor de ligante, percentual passante na peneira n°200, volume de vazios, vazios do agregado mineral e a relação betume/vazios. Considerou-se a variabilidade das amostras, a hipótese de que as amostras seguiram a distribuição gaussiana e as conformidades para cada grupo de observações para as camadas de binder e capa. Concluiu-se que a hipótese de normalidade não foi observada para a maioria dos grupos de parâmetros de qualidade analisados no presente trabalho, assim como os dados apresentaram quantidade expressiva de inconformidades. O volume de vazios se apresentou como o parâmetro com maior variabilidade, a relação betume/vazios mais propensa a inconformidades executivas, e o teor de ligante como o parâmetro com a maior qualidade no que tange ao controle estatístico realizado.pt_BR
dc.subject.ptbrControle de qualidadept_BR
dc.subject.ptbrRevestimento asfálticopt_BR
dc.subject.ptbrVariabilidadept_BR
local.date.available2022-
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