Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Adriano Anunciação-
dc.contributor.authorBezerra, Lucas Ierê de Souza-
dc.date.accessioned2023-09-28T11:00:14Z-
dc.date.available2023-09-28T11:00:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBEZERRA, Lucas Ierê de Souza. Mangá como ferramenta imagética e de crítica a partir de uma análise semiótica e narrativa do one-shot de death note. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74509-
dc.description.abstractThe present work comprehends the differences that constitute the asymmetries between productions from different contexts in which they are developed, the following analysis aims to identify such aspects and understand its relevance as an imagery resource within the way of telling comics in the Japanese country. As a case study (LATORRE et. al, 2003), the manga “Death Note: Short Stories” written by Tsugumi Ohba and illustrated by Takeshi Obata was used, which takes place under the same perspective of the original work “Death Note”, title which is quite popular within the manga genre. In order to understand the study, it was necessary to carry out a historical survey of what comics consist of and understand their development in Japan as a product of a local artistic culture. From there, a semiotic analysis of the work is carried out, addressing concepts by Santaella (2012), a narrative analysis based on Friedman (2002), and taking into account the concepts of Image Analysis (JOLY, 1996) contemplating cultural and technical aspects. In this way, it is possible to understand the meanings and resources that characterize it as an oriental work and that such meanings have a great influence on the experience evoked by the manga.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMangá como ferramenta imagética e de crítica a partir de uma análise semiótica e narrativa do one-shot de death notept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho compreende as diferenças que constituem as assimetrias entre obras de variados contextos em que se desenvolvem. A análise proposta tem como objetivo identificar tais aspectos e compreender sua relevância como recurso imagético dentro da maneira de contar histórias em quadrinhos em mangá. Como estudo de caso (LATORRE et. al, 2003), foi utilizado a obra “Death Note: Short Stories” escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata, que se passa sob a mesma perspectiva da obra original “Death Note”, título que possui bastante popularidade dentro do gênero mangá. Para se compreender o estudo foi necessário fazer um levantamento histórico do que consiste história em quadrinhos e entender seu desenvolvimento no Japão como produto de uma cultura artística local. A partir daí é feita uma análise semiótica da obra abordando conceitos de Santaella (2012), uma análise narrativa embasada por Friedman (2002), e levando em consideração os conceitos de Análise de imagem (JOLY, 1996) contemplando aspectos culturais e técnicos. Deste modo faz-se possível compreender os significados e recursos que o caracterizam a obra oriental e que tais significados exercem grande influência na experiência evocada pelo mangá.pt_BR
dc.title.enManga as an imagery and criticism tool based on a semiotic and narrative analysis of the death note one-shotpt_BR
dc.subject.ptbrMangápt_BR
dc.subject.ptbrAnálise semióticapt_BR
dc.subject.ptbrNarrativapt_BR
dc.subject.ptbrDeath Notept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8343393957854863pt_BR
local.date.available2023-09-28-
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_lisbezerra.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.