Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74495
Tipo: TCC
Título: Análise da questão de gênero na vivência de mulheres nas engenharias do centro de tecnologia da UFC
Título em inglês: Analysis of the gender issues in the experience of women in the engineers of the UFC technology center
Autor(es): Galvão, Ana Karoline de Sousa
Orientador: Holanda, Áurea Silva de
Palavras-chave em português: Mulheres;Engenharia;Masculinização;UFC
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2022
Citação: GALVÃO, Ana Karoline de Sousa. Análise da questão de gênero na vivência de mulheres nas engenharias do centro de tecnologia da UFC. 2022. 95 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A cultura de designação de papeis sociais a cada gênero, por vezes, torna difícil o alcance de novos horizontes pelo sexo feminino, especialmente nos espaços mais masculinizados como o ambiente das Ciências Exatas. Deste modo, este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da questão de gênero na vivência de mulheres discentes e docentes de engenharia do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, foram realizadas pesquisas acerca da representação feminina na composição das entidades estudantis e cargos de liderança do CT da UFC. Além disso, por meio de formulário eletrônico, foram coletados dados sobre o perfil socioeconômico de discentes e docentes e suas percepções acerca da problemática da questão de gênero nas engenharias. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas complementares ao formulário para aprofundamento da vivência das mulheres nesse espaço. Os dados foram analisados de forma quantitativa-qualitativa e, por meio deles, constatou-se que a problemática da questão de gênero está presente neste ambiente e reflete negativamente no desempenho, permanência, características pessoais e personalidade das mulheres que o compõem. As respostas do formulário também indicaram que, apesar de terem percepção positiva sobre a presença feminina nas engenharias, os homens não compreendem a amplitude da influência das suas atitudes na vivência de discentes e docentes do sexo oposto. Ao final, foram sugeridas ações para amenizar os desafios enfrentados pelas mulheres nas engenharias.
Abstract: The culture of designating social roles to each gender makes it difficult for females to reach new horizons, especially in the male-predominant fields, such as the exact sciences. Therefore, the objective of this paper is to analyze the impact of gender issues in the daily experience of female students and professors of the Engineering program at the Technology Center (TC) at the Federal University of Ceará (UFC). In order to accomplish this objective, surveys were conducted regarding female representation in student entities and leadership roles at the TC. Furthermore, data related to the socio-economical profile of students and professors and their thoughts regarding gender issues in engineering were collected through an online form. Moreover, additional semi-structured interviews alongside the electronic form were performed in order to collect more information regarding the female experience in this space. The data were analyzed in a quantitative-qualitative manner and it was possible to determine, through the data, that the gender issue is indeed present in this particular environment and it reflects negatively on the performance, permanence, personality, and personal characteristics of the females present in this environment. It was also possible to observe through the electronic form that, although men have a positive mindset regarding the presence of females in the engineering field, they do not comprehend the scope of the influence that their attitudes have on the experience of students and professors of the opposite sex. Finally, actions were suggested that are aimed towards assuaging the challenges faced by females in the field of engineering.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74495
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5474853229991774
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_aksgalvao.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.