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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74475
Type: | TCC |
Title: | A luta pelos direitos dos povos indígenas Pitaguary, Kanindé de Aratuba e Kanindé de Canindé |
Authors: | Rocha, Carmelita Silva Silva, Maria Cristina da Silva, Maria Ivonês Bernardo da |
Advisor: | Paulino, Antonio George Lopes |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Trajetória;Indígena;Intercultural;Tradicionais |
Keywords in English : | Trajectory;Indigenous;Intercultural;Traditional |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | ROCHA, Carmelita Silva; SILVA, Maria Cristina da; SILVA, Maria Ivonês Bernardo da. A luta pelos direitos dos povos indígenas Pitaguary, Kanindé de Aratuba e Kanindé de Canindé. 2022. 45 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho mostra um pouco da trajetória sobre a luta pelo direito dos povos indígenas pitaguary, kanindé de aratuba e kanindé de Canindé e a história da educação escolar indígena desses povos e a grande importância da valorização e utilização da medicina tradicional ainda utilizada por esses povos, como também a cura feita por rezadeiras (Que são as mulheres que rezam com a utilização de ramos) e curandeiros (que são os que curam através da fé espiritual) dentro da aldeia. Nesse contexto há uma afirmação à identidade étnica de cada um desses povos proporcionando o acesso aos conhecimentos importantes para cidadania, como destaca a história de cada um desses povos. Os indígenas devem ter autodeterminação de administrar e fortalecer sua cultura e a própria história pois os mesmos lutam em suas aldeias para reconhecimento e demarcação de suas terras, educação intercultural específica e diferenciada indígena e a cura através da medicina tradicional. Foram muitas as dificuldades encontradas por esses povos indígenas para a conquista e o direito à viver em suas terras e ter o fortalecimento através de uma educação diferenciada indígena e de qualidade. |
Abstract: | The present work shows a little of the history of the struggle for the rights of the Pitaguary, Kanindé de Aratuba and Kanindé de Canindé indigenous peoples and the history of the indigenous school education of these peoples and the great importance of valuing and using traditional medicine still used by these peoples , as well as the healing done by rezadeiras (they pray with the use of branches) and healers (healing through spiritual faith) inside the village. In this context, there is an affirmation of the ethnic identity of each of these peoples, providing access to important knowledge for citizenship, as highlighted by the history of each of these peoples. Indigenous peoples must have self-determination to manage and strengthen their culture and their own history, as they fight in their villages for recognition and demarcation of their lands, specific and differentiated indigenous intercultural education and healing through traditional medicine. There were many difficulties encountered by these indigenous peoples for the conquest and the right to live in their lands and to be strengthened through a differentiated indigenous and quality education. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74475 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-9287-1801 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9438816902023564 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
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