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Tipo: Tese
Título : Museu da resistência e liberdade Carcará da luz : o uso da memória na arquitetura como instrumento político para a manutenção da resistência social
Autor : Guimaraes, Lucas Nobre
Tutor: Fundarò, Mario
Palabras clave : Museu;Ditadura Militar;Patrimônio Material;Memória;Sensorialidade
Fecha de publicación : 2023
Citación : GUIMARÃES, L. N. Museu da resistência e liberdade Carcará da luz : o uso da memória na arquitetura como instrumento político para a manutenção da resistência social. 2023. 216 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho surge da intenção de colaborar com os pilares da justiça de transição referente ao período ditatorial brasileiro por meio de um projeto arquitetônico sociocultural na tipologia de um museu para a documentação desse período. A pesquisa tem dois pontos de partida principais: o primeiro relacionado ao aumento da disseminação de ideias extremistas de ultradireita no fim da década de 10, e o segundo referente ao uso do valor educativo social e cultural do Patrimônio Material relativo ao tombamento do Mausoléu Castello Branco em Fortaleza, Ceará. Nesse sentido, a carência de equipamentos que abordem a questão de memórias trágicas alusivas aos acontecimentos no Brasil do século XX associado ao esvaziamento do simbolismo de um monumento homenageando o primeiro ditador militar do período, corrobora para a manutenção de pensamentos pautados no negacionismo e no extremismo. Para tanto, como forma de aporte teórico, faz-se uma revisão bibliográfica percorrendo temáticas pertinentes à museologia e museografia, memória, tipologias de tragédias sociais históricas, fenomenologia, psicologia ambiental, neuroarquitetura, fantasmagoria, imaterialidade e patrimônio. Em seguida, o levantamento de dados a partir de pesquisas feitas com a sociedade para analisar a relação de apropriação do espaço no sentido memorial do Mausoléu, a análise específica do tema a partir de estudos de caso e o diagnóstico do local contribuem como metodologia a ser desenvolvida para culminar na centralidade que a arquitetura assume no presente trabalho com o objetivo de ser um vetor sociocultural e educativo na malha urbana, na cidade de Fortaleza (CE). O projeto proposto busca, portanto, abarcar aspectos como o simbolismo, a sensorialidade, a educação e o debate político como forma de evitar a repetição de eventos trágicos.
Abstract: The present work arises from the intention to collaborate with the pillars of transitional justice concerning the Brazilian dictatorial period through a sociocultural architectural project in the typology of a museum for the documentation of this period. The research has two main starting points: the first is related to the increasing dissemination of ultra right-wing extremist ideas at the end of the 10’s, and the second refers to the use of the social and cultural educational value of the Material Heritage related to the Castello Branco Mausoleum in Fortaleza, Ceará. In this sense, the lack of equipment that addresses the issue of tragic memories alluding to the events in Brazil in the twentieth century associated with the emptying of the symbolism of a monument honoring the first military dictator of the period, corroborates the maintenance of thoughts based on negativism and extremism. To this end, as a form of theoretical contribution, a bibliographic review is made covering themes pertinent to museology and museography, memory, typologies of historical social tragedies, phenomenology, environmental psychology, neuroarchitecture, phantasmagoria, immateriality and heritage. Then, the survey of data from surveys done with the society to analyze the relationship of appropriation of space in the memorial sense of the Mausoleum, the specific analysis of the theme from case studies and the diagnosis of the site contribute as a methodology to be developed to culminate in the centrality that the architecture assumes in this work with the goal of being a socio-cultural and educational vector in the urban mesh, in the city of Fortaleza (CE). The proposed project seeks, therefore, to embrace aspects such as symbolism, sensoriality, education and political debate as a way to avoid the repetition of tragic even
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74470
Aparece en las colecciones: ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

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