Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74461
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efeito da escolaridade dos pais mediado pelo tipo de escola no desempenho educacional dos alunos no meio urbano e rural brasileiro
Título em inglês: Effect of parents schools mediated by the type of school on the educational performance of students in the urban and rural brazil
Autor(es): Alencar, Nataniele dos Santos
Araujo, Jair Andrade de
Justo, Wellington Ribeiro
Sobreira, Diogo Brito
Palavras-chave em português: Desigualdades;Educação integral;Escolas - Desempenho escolar;Mediação
Palavras-chave em inglês: Inequalities;Education;Schools;Mediation
CNPq: CIENCIAS AGRARIAS
Data do documento: 2023
Instituição/Editor/Publicador: Revista Econômica do Nordeste
Citação: ALENCAR, Nataniele dos Santos; ARAUJO, Jair Andrade de; JUSTO, Wellington Ribeiro; SOBREIRA, Diogo Brito. Efeito da escolaridade dos pais mediado pelo tipo de escola no desempenho educacional dos alunos no meio urbano e rural brasileiro. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 54, n. 2, p. 8-30, abr./jun. 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74461. Acesso em: 25 set. 2023.
Resumo: O estudo buscou mensurar o efeito indireto da escolaridade dos pais sobre o desempenho dos filhos que estudam no 3º ano do ensino médio das escolas públicas urbanas e rurais brasileiras, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da mediação que é o tipo de escola que estudam, se são de tempo integral ou não. Foi utilizado o método de Efeito Mediação Causal aplicado aos dados do SAEB 2017. Os resultados apontam que o nível de escolaridade dos país influencia positivamente e significativamente o desempenho dos em pontuações de testes. Esse efeito é potencializado pelas escolas de tempo integral, principalmente para os alunos de escolas rurais e quando as mães possuem o nível superior completo. Os resultados encontrados permitem sugerir dois caminhos importantes para melhores desempenhos, que são a ampliação de escolas de tempo integral e o aumento do nível de escolaridade dos pais, pois importantes são essas características para o bom desempenho dos alunos.
Abstract: The study sought to mesuare the indirect effect of parents education on the school performace of children studying in the 3rd year of high school in urban and rural Brazilian public schools, in the subjects of Portuguese Language and Mathematics, through mediation, which is the type of school they attend, whether they are full-time or not. The casual mediation effects method applied to the SAEB 2017 data was used. The results show that parents education level positively and significantly influence students performancde on test scores. This effect is enhanced by full-time schools, especially for students from rural schools and when mothers have completed higher education. The results found allow us to suggest two important paths for better performance, Which are the expansion of the full-time schools and the increse in parents education level, as these characteristcs are important for the good performance of students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74461
ISSN: 0100-4956
2357-9226
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4571400170979488
http://lattes.cnpq.br/7374641262802257
http://lattes.cnpq.br/4131622854992293
http://lattes.cnpq.br/3280720633645199
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_art_nsalencar.pdf819,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.