Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74427
Tipo: Tese
Título: A natureza e os fins da formação docente: crítica às políticas de formação de professores e às teorias do conhecimento subjacentes
Autor(es): Freire, Perla Almeida Rodrigues
Orientador: Zientarski, Clarice
Palavras-chave em português: Política de Formação de professores;Teoria do Conhecimento;Natureza e fins da formação de professores
Palavras-chave em inglês: Teacher Training Policy;Theory of Knowledge;Nature and purposes of teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: FREIRE, Perla Almeida Rodrigues. A natureza e os fins da formação docente: crítica às políticas de formação de professores e às teorias do conhecimento subjacentes. 2023. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Esta tese objetiva compreender a natureza e os fins da formação docente, considerando as teorias do conhecimento e as concepções epistemológicas e gnosiológicas presentes na política de formação inicial de professores no Brasil, em uma perspectiva dialética. Realiza uma pesquisa bibliográfica e documental, amparando-se em teóricos, autores e marcos legais que tratam dessa temática. Parte do pressuposto de que existe uma relação intrínseca entre o conhecimento, o esvaziamento do conhecimento, e a sua materialização na formação de professores, pelo reducionismo da concepção de formação e de conhecimento, negando com isso a natureza e os fins da formação. No contexto em estudo, identifica-se a racionalidade técnica e a epistemologia da prática, presente nas políticas de formação de professores, que geram o esvaziamento teórico da formação, excluindo o processo de formação de professores como investigação do fenômeno educativo, da própria gênese e fins da Educação e da política de formação de professores. A premissa central, nessa vertente, diz respeito à adoção de concepções epistemológicas presentes na política de formação de professores e na teoria do conhecimento que se alinham com o ideário do capital neoliberal e com a lógica do mercado. O trabalho defende a necessidade da adoção de uma teoria que se contrapõe a essa lógica, desenvolvendo a formação sob a base teórica dialética materialista histórica. Problematiza a hegemonia do capital neoliberal em seus aspectos sociais, educacionais, políticos e científicos, questionando: qual o sentido e o significado da educação, do conhecimento e da formação docente nesse contexto? Como se apresenta a política de formação de professores na conjuntura atual e quais as concepções epistemológicas e gnosiológicas subjacentes a essas. Como síntese, apresenta a defesa de uma formação de professores amparada em teoria de base marxista como princípio de transformação social, para, por fim, atendendo ao objeto e problema de pesquisa, defender uma formação de professores na perspectiva revolucionária.
Abstract: This thesis aims to understand the nature and purposes of teacher training, considering theories of knowledge and the epistemological and gnosiological concepts present in the initial teacher training policy in Brazil, from a dialectical perspective. It carries out bibliographic and documentary research, based on theorists, authors and legal frameworks that deal with this topic. It starts from the assumption that there is an intrinsic relationship between knowledge, the emptying of knowledge, and its materialization in teacher training, through the reductionism of the conception of training and knowledge, thereby denying the nature and purposes of training. In the context under study, the technical rationality and epistemology of practice are identified, present in teacher training policies, which generate the theoretical emptying of training, excluding the teacher training process as an investigation of the educational phenomenon, its own genesis and purposes of Education and teacher training policy. The central premise, in this aspect, concerns the adoption of epistemological concepts present in teacher training policy and in the theory of knowledge that align with the ideology of neoliberal capital and the logic of the market. The work defends the need to adopt a theory that opposes this logic, developing training under the historical materialist dialectical theoretical basis. It problematizes the hegemony of neoliberal capital in its social, educational, political and scientific aspects, asking: what is the meaning and meaning of education, knowledge and teacher training in this context? How teacher training policy is presented in the current situation and what are the epistemological and gnosiological conceptions underlying them. As a summary, it presents the defense of teacher training based on Marxist-based theory as a principle of social transformation, and, finally, taking into account the object and problem of research, defending teacher training from a revolutionary perspective.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74427
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-4388-0832
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0652460134352647
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8453-5429
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4673553941111789
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_parfreire.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.