Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74385
Tipo: Tese
Título: Missões, religião e educação: a Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção - Guimarães/MA (1957-1967)
Autor(es): Santiago, Alda Margarete Silva Farias
Orientador: Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave em português: Missões canadenses;Educação maranhense;Escola Normal
Palavras-chave em inglês: Canadian missions;Education of Maranhão;Normal School
CNPq: CNPQ::OUTROS
Data do documento: 2019
Citação: SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias. Missões, religião e educação: a Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção - Guimarães/MA (1957-1967). Orientador: Gisafran Nazareno Mota Jucá. 2019. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: As transformações sociais ocorridas durante o século XX indicaram permanências, reconfigurações e rupturas em todos os setores da sociedade brasileira. Nessa perspectiva, dáse destaque às relações entre o Estado Brasileiro e a Igreja Católica, bem como seus desdobramentos no âmbito do ensino formal, pontos de partida para esta pesquisa, que trata das memórias das Missões Canadenses no município de Guimarães/MA e, de modo especial, disserta sobre a fundação e funcionamento da Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção no contexto de um conjunto de ações educativas, no período de 1957 a 1967. Considera-se também os eventos decorrentes das redefinições do papel da Igreja no mundo, especificamente, no Brasil, os quais favoreceram a vinda das Missões Canadenses para o norte do Maranhão, onde se localiza o município de Guimarães. Destaca-se a Congregação Irmãs da Assunção da Santa Virgem, proveniente da Paróquia de Saint Gregoire – Diocese de Nicolet/Canadá, como idealizadora da ação educativa que resultou na criação da referida escola. Ressalta-se a necessidade dos estudos sobre a História da Educação no Brasil, as Instituições Escolares, a Formação Docente, a Cultura Material Escolar e seus sujeitos. Desse modo, esta pesquisa de cunho qualitativo baseia-se nos aportes teóricos da História Cultural, por meio dos estudos de Freire (1999), Chartier (1990), Certeau (2005; 2012), Elias (1994; 2001) e Benjamin (2013), entre outros. Utiliza-se ainda a abordagem da História Oral, com as contribuições de Pesavento (2002), Alberti (2013), Halbawchs (2006) e Jucá (2003), a fim de identificar por meio das narrativas dos sujeitos e das análises de documentos oficiais, jornais e correspondências, a importância da Escola Normal e as repercussões da mesma, assim como as demais iniciativas realizadas pelas outras Congregações que integravam as Missões, através das representações presentes nas fontes orais e documentais. Nesse sentido, prioriza-se um breve histórico sobre o município de Guimarães e suas características, o que possibilita uma maior compreensão sobre o trabalho dos(as) religiosos(as). Os resultados indicam a vitalidade da obra educativa e também apontam aspectos pertinentes sobre a formação docente, a ampliação da escolaridade e a inserção dos sujeitos nas atividades produtivas formais, por meio do magistério; além de diversas outras informações sobre o período investigado, as quais atestam a relevância da pesquisa.
Abstract: The social transformations that took place during the 20th century indicated continuities, reconfigurations, and ruptures in all sectors of Brazilian society. In this perspective, we highlight the relations between the Brazilian State and the Catholic Church, as well as its unfolding in the scope of formal education, starting points for this research, which deals with the memories of the Canadian Missions in the municipality of Guimarães/MA and, in a special way, discusses the foundation and operation of the Escola Normal Regional Nossa Senhora da Assunção in the context of a set of educational actions, in the period from 1957 to 1967. It is also considered the events resulting from the redefinitions of the Church's role in the world, specifically in Brazil, which favored the coming of the Canadian Missions to the north of Maranhão, where the municipality of Guimarães is located. The Congregation of the Sisters of the Assumption of the Blessed Virgin, from the Parish of Saint Gregoire - Diocese of Nicolet/Canadá, stands out as the creator of the educational action that resulted in the creation of that school. We emphasize the need for studies on the History of Education in Brazil, School Institutions, Teacher Training, School Material Culture and its subjects. Thus, this qualitative research is based on the theoretical contributions of Cultural History, through the studies of Freire (1999), Chartier (1990), Certeau (2005; 2012), Elias (1994; 2001) and Benjamin (2013), among others. The Oral History approach is also used, with the contributions of Pesavento (2002), Halbawchs (2006), Alberti (2013) and Jucá (2003), in order to identify, through the subjects' narratives and the analysis of official documents, newspapers and correspondence, the importance of the Escola Normal and its repercussions, as well as the other initiatives undertaken by the other Congregations that integrated the Missions, through the representations present in the oral and documentary sources. Therefore, a brief history of the municipality of Guimarães and its characteristics is prioritized, which allows a better understanding of the work of the religious. The results indicate the vitality of the educational work and also point out pertinent aspects about teacher training, the expansion of schooling and the insertion of subjects in formal productive activities, through the teaching profession; in addition to several other information about the period investigated, which attest to the relevance of the research.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74385
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-6603-3716
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8137042356481507
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6240-2262
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0833133979224938
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_amsfsantiago.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.