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Tipo: TCC
Título: Acessibilidade para deficientes auditivos na web: um estudo de caso nos sistemas solar e sigaa/ufc
Título em inglês: Accessibility for the hearing impaired on the web: a case study in solar systems and Sigaa/UFC
Autor(es): Neves, Ana Eloise Ferreira
Orientador: Moreira, Leonardo Oliveira
Palavras-chave em português: Acessibilidade;Educação;Deficientes auditivos;WCAG
CNPq: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Data do documento: 2022
Citação: NEVES, Ana Eloise Ferreira. Acessibilidade para deficientes auditivos na web: um estudo de caso nos sistemas solar e sigaa/ufc. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O acesso ao ensino superior, em conjunto com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação, possibilitou que pessoas surdas ocupassem espaços dentro da comunidade acadêmica. Ademais, o uso de tecnologias assistivas e a evolução da Web permite que alunos de diferentes níveis de surdez possam acompanhar as aulas diminuindo as interferências de barreiras físicas. Apesar disso, o conteúdo disponibilizado virtualmente precisa seguir diretrizes específicas para que possa se considerar efetivo. Este estudo tem como objetivo realizar um estudo de caso dos ambientes virtuais Solar e SIGAA/UFC, da perspectiva de uma pessoa com deficiência auditiva, seguindo os critérios das Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web e atestar seu nível de conformidade com base nos critérios estabelecidos. Primeiramente, foi levantado o estado da arte sobre trabalhos com foco no ensino de pessoas com deficiência auditiva por meio de tecnologias digitais. Em seguida, foram determinados quais os critérios de avaliação aplicáveis para pessoas surdas seriam necessários para atender o público alvo do estudo. Após essa etapa, foram realizados testes manuais para validar as técnicas necessárias estabelecidas pela Web Content Acessibility Guidelines (WCAG) para cada requisito. Os resultados do estudo apontam que ambos os sistemas atendem os requisitos mínimos de conformidade para pessoas com deficiência auditiva, todavia há pontos de melhoria que podem ser atingidos a fim de possibilitar maior efetividade de ensino.
Abstract: Access to higher education, together with the recognition of the Brazilian Sign Language as a legal means of communication, enabled deaf people to occupy spaces within the academic community. Furthermore, the use of assistive technologies and the evolution of the Web allow students with different levels of deafness to follow classes, reducing the interference of physical barriers. Despite this, the content made available virtually needs to follow specific guidelines so that it can be considered effective. This study aims to carry out a case study of the Solar and SIGAA/UFC virtual environments, from the perspective of a person with hearing impairment, following the criteria of the Accessibility Guidelines for Web Content and attesting their level of compliance based on the criteria settled down. First, the state of the art on works focused on teaching people with hearing impairment through digital technologies was surveyed. Then, it was determined which evaluation criteria applicable to deaf people would be necessary to meet the target audience of the study. After this step, manual tests were performed to validate the necessary techniques established by WCAG for each requirement. The results of the study indicate that both systems meet the minimum compliance requirements for people with hearing loss, however there are points of improvement that can be achieved in order to enable greater teaching effectiveness.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74380
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9687294581308716
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2880668102587861
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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