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Tipo: TCC
Título: Estudo do valor de serventia atual de pavimento flexível e do envelhecimento do ligante asfáltico removido : trecho entre os municípios de Crateús e Independência (BR-226/CE)
Autor(es): Macedo, Francisco Emerson Ferreira de
Orientador: Leitinho, Janaina Lopes
Palavras-chave em português: Avaliação Subjetiva;Cimento Asfáltico;Reologia;Pavimento Asfáltico
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2022
Citação: MACEDO, Francisco Emerson Ferreira de. Estudo do valor de serventia atual de pavimento flexível e do envelhecimento do ligante asfáltico removido : trecho entre os municípios de Crateús e Independência (BR-226/CE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74350. Acesso em:
Resumo: O Nordeste do Brasil é muito dependente das grandes rodovias, o que pode influenciar no desenvolvimento econômico. No Ceará, em 2021, apenas 3,8% das estradas pavimentadas estudadas pela CNT foram classificadas como ótimas, 3,5% como péssimas, 14,2% como ruins, 50, 8% como regulares e 27,7% como boas. No interior do estado do Ceará entre os municípios de Crateús e Independência, no interior do Ceará encontra-se um trecho da BR-226 com problemas sistemáticos como fadiga, panelas e afundamentos que se agravam principalmente nos períodos chuvosos. Tal problema afeta diretamente a vida útil e a qualidade do pavimento. Assim, este trabalho busca analisar os problemas desta rodovia no trecho entre os municípios de Independência e Crateús, utilizando os métodos de Avaliação Subjetiva e Estudo Viscoelástico do Ligante Removido. Os dados obtidos apontam para a necessidade de manutenção corretiva, com base na sua classificação de ruim a péssimo, apresentando defeitos como fissuras, buracos, deformação e remendos. A partir dos estudos reológicos realizados neste trabalho é possível inferir um aumento da rigidez referente ao seu envelhecimento. Em todos os estudos reológicos, o ligante asfáltico removido apresentou um alto envelhecimento, indicando ser um dos motivos pelos quais o trecho entre as cidades apresenta inúmeros danos.
Abstract: The Northeast of Brazil is very dependent on major highways, which can influence economic development. In Ceará, in 2021, only 3.8% of the paved roads studied by CNT were classified as excellent, 3.5% as poor, 14.2% as bad, 50.8% as regular, and 27.7% as good. In the interior of the state of Ceará between the towns of Crateús and Independência, there is a part of BR226 with systematic problems such as fatigue cracking, potholes and rutting which worsen especially during rainy periods. This problem directly affects the service life and quality of the pavement. Thus, this work seeks to analyze the problems of this highway in the segment between the cities of Independência and Crateús, using the methods of Subjective Evaluation and Viscoelastic Study of the Recovered Binder. The data obtained point to the need for corrective maintenance, based on its poor to very poor classification, presenting defects such as cracks, potholes, deformation and seams. From the rheological studies it is possible to infer an increase in stiffness referring to its aging. In all rheological studies, the extracted asphalt binder showed a high aging, indicating that this is one of the reasons why the segment between the cities presents numerous damages.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74350
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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