Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74288
Type: | Dissertação |
Title: | DigComp Gestão Escolar: concepção de um instrumento de autoavaliação das competências digitais para gestores escolares |
Authors: | Brito, Mateus de Lima |
Advisor: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Co-advisor: | Menezes, Daniel Brandão |
Keywords: | Competências Digitais;Gestores Escolares;Instrumento de Autoavaliação |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Competências digitais;Gestores escolares;Autoavaliação;Avaliação educacional |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | BRITO, Mateus de Lima. DigComp Gestão Escolar: concepção de um instrumento de autoavaliação das competências digitais para gestores escolares. 2023. 161 f. Dissertação (mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são inseridas nas Instituições de Ensino como um conjunto de oportunidades que medeiam, facilitam e desenvolvem os processos pedagógicos e administrativos nos diversos níveis de atuação educacional. Sendo assim, é preciso garantir além do acesso às TDICs, ações que desenvolvam as Competências Digitais (CDs) dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, no âmbito da educação básica, oferecer formação continuada apenas aos docentes, não é suficiente para garantir o bom desempenho dos discentes, visto que a responsabilidade dos resultados também é dos Gestores Escolares. Por isso, o objetivo deste estudo é identificar as CDs dos Gestores Escolares por meio de um Instrumento de Autoavaliação. Para tanto, o estudo teve, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e documental que proporcionaram a fundamentação teórica, bem como uma pesquisa básica com abordagem qualitativa e para o alcance dos objetivos, foi aplicada a pesquisa exploratória, descritiva e um estudo de caso com 420 Gestores Escolares que ocorreu durante um curso de extensão do Laboratório Digital Educacional da UFC Virtual. Para coleta de dados foi aplicado inicialmente um questionário para mapear o perfil pessoal e profissional dos Gestores Escolares e outro que buscava identificar que tipo de tecnologias eram utilizadas na gestão das escolas. Com base nos questionários acima e no Quadro Europeu de Competências Digitais para Educadores, foi construído um instrumento de autoavaliação dividido nas áreas administrativa, financeira, pedagógica e de recursos humanos, com cinco CDs cada área e cinco níveis de proficiência classificados em Aprendiz, Pesquisador, Integrador, Especialista e Líder. Após sua aplicação, foi possível identificar, por meio dos resultados, que o nível de CDs dos participantes dessa amostra se encontrava no Nível Integrador, o qual é definido como a existência do uso das TDICs na prática profissional, mas ainda estão buscando compreender quais ferramentas tecnológicas podem melhorar os processos da gestão escolar. Constatou-se também carência de referencial teórico na literatura brasileira sobre CDs para gestores escolares. Verificou-se falta de formação continuada na área de tecnologias educacionais, constatando assim, a relevância deste estudo que poderá servir como base para novas pesquisas com temática semelhante. Diante dos resultados, foi possível desenvolver o Produto Educacional desta Dissertação, chamado de DigComp Gestão Escolar, que é um Instrumento de Autoavaliação de CDs para Gestores Escolares e que está disponível em repositório digital na web, com acesso público e gratuito. Como trabalhos futuros, propõe-se uma continuidade da pesquisa por meio de estratégias que desenvolvam as CDs dos Gestores Escolares como: um guia de orientação sobre CDs, formação continuada ou em serviço nessa área e parceria entre universidade e escola na promoção das CDs no âmbito da gestão escolar. |
Abstract: | Digital Information and Communication Technologies (TDICs) are inserted in Teaching Institutions as a set of opportunities that mediate, facilitate and develop pedagogical and administrative processes at different levels of educational performance. Therefore, it is necessary to ensure, in addition to access to TDICs, actions that develop the Digital Competences (DCs) of the subjects involved in the teaching and learning processes. However, in the context of basic education, offering continuing education only to teachers is not enough to guarantee the good performance of students, since the responsibility for the results also belongs to School Managers. Therefore, the objective of this study is to identify the DCs of School Managers through a Self-Assessment Instrument. For that, the study had as methodological procedures, the bibliographical and documental research that provided the theoretical foundation, as well as a basic research with a qualitative approach and for the reach of the objectives it was applied the exploratory, descriptive research and a case study with 420 Managers Students that occurred during an extension course of the Digital Educational Laboratory of UFC Virtual. For data collection, a questionnaire was initially applied to map the personal and professional profile of School Managers and another that sought to identify what type of technologies were used in school management. Based on the questionnaires above and on the European Framework of Digital Competences for Educators, a self-assessment instrument was constructed divided into administrative, financial, pedagogical and human resources areas, with five CDs in each area and five levels of proficiency classified as Apprentice, Researcher, Integrator, Specialist and Leader. After its application, it was possible to identify, through the results, that the level of DCs of the participants in this sample were at the Integrator Level, which is defined as the existence of the use of TDICs in professional practice, but they are still trying to understand which tools technologies can improve school management processes. There was also a lack of theoretical references in the Brazilian literature on DCs for school managers. There was a lack of continuing education in the area of educational technologies, thus confirming the relevance of this study, which could serve as a basis for further research with a similar theme. In view of the results, it was possible to develop the Educational Product of this Dissertation, called DigComp Gestão Escolar, which is a CD Self- Assessment Instrument for School Managers and which is available in a digital repository on the web, with public and free access. As future works, it is proposed a continuity of the research through strategies that develop the DCs of School Managers such as: an orientation guide on DCs, continuous or in-service training in this area and partnership between university and school in the promotion of DCs in the field of school management. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74288 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9317262080853239 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0512183585660835 |
Co-advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8450083821283590 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mlbrito.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.