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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74238
Tipo: | Dissertação |
Título : | Eficácia da simulação clínica sobre o cuidado de feridas operatórias no conhecimento e habilidades de estudantes de enfermagem |
Autor : | Borges, Francisca Edinária de Sousa |
Tutor: | Caetano, Joselany Áfio |
Co-asesor: | Pereira, Francisco Gilberto Fernandes |
Palabras clave en portugués brasileño: | Treinamento por Simulação;Ferida Cirúrgica;Educação em Enfermagem;Enfermagem Perioperatória |
Palabras clave en inglés: | Simulation training;Surgical Wound;Nursing education;perioperative nursing |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | BORGES, Francisca Edinária de Sousa. Eficácia da simulação clínica sobre o cuidado de feridas operatórias no conhecimento e habilidades de estudantes de enfermagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74238. Acesso em: 08 set. 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A simulação clínica vem sendo amplamente utilizada no ensino em saúde, especialmente na enfermagem, no intuito de potencializar as vivências práticas de forma inovadora, segura e livre de danos. Objetiva-se, avaliar a eficácia da simulação clínica como estratégia de ensino-aprendizagem no conhecimento e nas habilidades de estudantes de enfermagem sobre Feridas Operatórias (FO). Estudo quase experimental do tipo antes e depois, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em uma IES junto ao curso de Enfermagem de uma Universidade Pública Federal, localizada em Picos-PI, com 50 discentes regularmente matriculados entre o sexto, sétimo e oitavo semestre e que já cursaram as disciplinas Fundamentação Básica de Enfermagem I e II, bem como Enfermagem nas Cirurgias e Emergências, com idade igual ou superior a 18 anos e que apresentassem disponibilidade para participação voluntária no cenário simulado sobre FO. Foram excluídos os com experiência ou capacitação prévia em cursos ou treinamentos com simulação clínica relacionados ao tratamento de FO. O estudo foi desenvolvido em três etapas: 1- Avaliação do conhecimento e habilidades dos estudantes sobre o manejo da FO; 2- Cenário simulado, avaliação da satisfação e autoconfiança dos discentes de enfermagem frente à estratégia de ensino e avaliação da qualidade do debriefing; 3- Avaliação do conhecimento e habilidades após a simulação clínica. Os dados foram organizados em banco eletrônico no Statistical Package for the Social Sciences, versão 26.0, e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial (uso do teste de McNemar). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com CAAE: 63869222.9.0000.8057. Os resultados mostraram que houve predomínio do sexo feminino em todos os períodos estudados.Taxas expressivas de acerto, especialmente nos itens sobre avaliação dos aspectos e características da ferida, sinais de infecção, cuidado com a pele perilesional e parâmetros para definição do curativo. As maiores frequências de erros concentraram-se na escolha do curativo para o sexto período (29,4%) e no processo de avaliação da FO tanto para o sétimo (30,4%), quanto para o oitavo (30,0%). Após intervenção simulada, a frequência de adequações aumentou consideravelmente em todos os domínios avaliados. No domínio satisfação, os itens apresentaram variação no IVC de 0,960 a 1,00. Na autoconfiança, escores satisfatórios de concordância também foram evidenciados. Os indicadores da qualidade do debriefing apontaram que a estratégia cognitiva, afetiva e psicossocial favoreceu a autoavaliação das ações, decisões, comunicações e atitude. A incorporação de estratégias de ensino e aprendizagem são fundamentais para desenvolvimento e treino de habilidades, competências e práticas profissionais. Dentre esses métodos, destaca-se os cenários clínicos simulados, que vem sendo considerado na literatura como importante método de ensino. Novos estudos devem ser conduzidos considerando a comunidade discente inserida em outros períodos e áreas de atuação na saúde para avaliar os efeitos da simulação na abordagem interdisciplinar e nas habilidades para o trabalho em equipe. |
Abstract: | Clinical simulation has been widely used in health education, especially in nursing, in order to enhance practical experiences in an innovative, safe and harm-free way. The objective is to evaluate the effectiveness of clinical simulation as a teaching-learning strategy in terms of knowledge and skills of nursing students on Operative Wounds (FO). Quasi-experimental study of the before and after type, with a quantitative approach. The research was carried out in an HEI along with the Nursing course of a Federal Public University, located in Picos-PI, with 50 students regularly enrolled between the sixth, seventh and eighth semester and who had already attended the subjects Basic Fundamentals of Nursing I and II , as well as Nursing in Surgeries and Emergencies, aged 18 years or older and who were available for voluntary participation in the simulated scenario on OC. Those with experience or previous training in courses or training with clinical simulation related to the treatment of FO were excluded. The study was carried out in three stages: 1-Assessment of students' knowledge and skills on OC management; 2-Simulated scenario, assessment of satisfaction and self confidence of nursing students regarding the teaching strategy and assessment of the quality of the debriefing; 3-Assessment of knowledge and skills after clinical simulation. Data were organized in an electronic bank using the Statistical Package for the Social Sciences, version 26.0, and analyzed using descriptive and inferential statistics (use of the McNemar test). The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí with CAAE: 63869222.9.0000.8057. The results showed that there was a predominance of females in all studied periods. Significant correctness rates, especially in the items on the evaluation of aspects and characteristics of the wound, signs of infection, perilesional skin care and parameters for defining the dressing. The highest frequencies of errors were concentrated in the choice of dressing for the sixth period (29.4%) and in the FO evaluation process for both the seventh (30.4%) and eighth (30.0%) periods. . After simulated intervention, the frequency of adjustments increased considerably in all evaluated domains. In the satisfaction domain, the items presented variation in CVI from 0.960 to 1.00. In self confidence, satisfactory scores of agreement were also evidenced. The debriefing quality indicators indicated that the cognitive, affective and psychosocial strategy favored the self-assessment of actions, decisions, communications and attitude. The incorporation of teaching and learning strategies are fundamental for the development and training of skills, competences and professional practices. Among these methods, simulated clinical scenarios stand out, which has been considered in the literature as an important teaching method. New studies should be conducted considering the student community inserted in other periods and areas of health activity to assess the effects of simulation on the interdisciplinary approach and on teamwork skills. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74238 |
ORCID del autor: | http://orcid.org/0000-0002-60238059 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/6592934352822073 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-0807-056X |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/5527843821495191 |
ORCID del co-asesor: | https://orcid.org/0000-0002-7744-6030 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/6018178640473155 |
Derechos de acceso: | Acesso Embargado |
Aparece en las colecciones: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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