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Tipo: Dissertação
Título : Forças Intermoleculares: abordagem nos livros de química orgânica e desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para a revisão do tema
Título en inglés: Intermolecular Forces: approach in organic chemistry textbooks and development and evaluation of an educational game to review the theme
Autor : Oliveira, José Mariano de Sousa
Tutor: Silva Júnior, José Nunes da
Co-asesor: Alexandre, Francisco Serra Oliveira
Palabras clave : Forças intermoleculares;Química orgânica;Jogo educacional
Fecha de publicación : 2022
Citación : OLIVEIRA, José Mariano de Sousa. Forças Intermoleculares: abordagem nos livros de química orgânica e desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para a revisão do tema. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: As forças intermoleculares (FIMs) são forças atrativas fracas usadas para explicar a interação entre as partículas da matéria. Infelizmente, diversos estudos relatam as dificuldades de estudantes em compreender esse conceito. A partir desta realidade, analisamos quinze livros didáticos de química orgânica que são normalmente usados em universidades brasileiras para examinar como estão sendo abordados os conteúdos e exercícios sobre as FIMs. A análise dos livros evidenciou que todos fazem menção às FIMs, mas o fazem de forma fragmentada em vários capítulos, não trazendo informações suficientes para criar uma imagem clara do fenômeno na mente do aluno. Essa abordagem deficiente das FIMs nos livros pode levar à falta de interesse dos professores em abordar o assunto, deixando de ensinar este tópico vital da química orgânica. Além disso, diante da falta de um jogo que abordasse especificamente o tema FIM, desenvolvemos e aplicamos o Interactions 500, um jogo híbrido no formato de perguntas e respostas, disponível em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês). Embora o jogo tenha sido desenvolvido para ser implemente implementado presencialmente, o advento da pandemia de Covid-19 nos fez desenvolver uma estratégia para utilização remota do jogo. Alunos dos cursos de Farmácia e Química da Universidade Federal do Ceará jogaram remotamente o Interactions 500, e o avaliaram. As opiniões dos alunos foram muito positivas em relação ao design, conteúdo, jogabilidade, usabilidade e utilidade. Por fim, a avaliação da aprendizagem revelou que o jogo promove o conhecimento tão bem como uma aula comum de resolução de exercícios e, portanto, pode ser usado como uma ferramenta educacional complementar.
Abstract: Intermolecular forces (IMFs) are weak attractive forces used to explain the interaction between matter particles. Unfortunately, several studies report the difficulties of students in understanding this concept. Based on this reality, we analyzed fifteen organic chemistry textbooks usually used in Brazilian universities to examine how the contents and exercises on IMFs are being addressed. The analysis of the books showed that all mention the IMFs. Still, They do so in a fragmented way into several chapters, not bringing enough information to create a clear image of the phenomenon in the student's mind. This poor approach to IMFs intextbooks can lead to teachers' lack of interest in approaching the subject, failing to teach thisvital organic chemistry topic. In addition, given the lack of a game that specifically addressedthe IMF theme, we developed and applied Interactions 500, a hybrid game in question and answer format, available in four languages (Portuguese, English, Spanish and French).Although the game wasdeveloped to be implemented in person, the advent of the Covid-19 pandemic made us develop a strategy for the remote use of the game. Students from the Pharmacy and Chemistry courses at the Federal University of Ceará played the Interactions 500 remotely and evaluated it. Student opinions were very positive regarding the design, content, gameplay, usability, and usefulness. Finally, the learning assessment revealed that the game promotes knowledge as well as a traditional problem solving class and, therefore, can be used as a complementary educational tool.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74184
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-6631-4382
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0514698417950131
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-7824-9143
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/6992309821722820
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DQOI - Dissertações defendidas na UFC

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