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dc.contributor.authorGalvão, Rubismar Marques-
dc.date.accessioned2023-08-25T14:00:06Z-
dc.date.available2023-08-25T14:00:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGALVÃO, Rubismar Marques. Ferrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930). Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74147. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7485-448-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74147-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa Universitária da UFCpt_BR
dc.relation.ispartofseriesCaminhos da povoação; 1-
dc.subjectFerrovias – Cearápt_BR
dc.subjectFerrovias – Históriapt_BR
dc.subjectFerrovias – Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectFerrovias – Construções e estruturaspt_BR
dc.subjectImpacto econômico e culturalpt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.titleFerrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930)pt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA obra analisa não só as tramas e as articulações políticas utilizadas pelos representantes do Ceará no Parlamento e junto ao Governo Central para conseguir extrair recursos para obras, em especial, suas ferrovias, como busca verificar também a maneira como consegue a capital da Província, Fortaleza, concentrar força política e econômica para determinar de onde partir e para onde ir a primeira ferrovia a ser construída nessa Província, a Estrada de Ferro de Baturité. Analisa também a maneira como a elite política do Ceará utilizava o “Discurso da seca”, como instrumento de sensibilização junto ao parlamento nacional e ao governo central para conseguir mais verbas para essa Província/Estado.pt_BR
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