Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorAraripe, Milena Soares Bezerra Alencar-
dc.date.accessioned2023-08-24T21:39:21Z-
dc.date.available2023-08-24T21:39:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARARIPE, Milena Soares Bezerra Alencar. Avaliação das ações de gestão associadas ao trabalho pedagógico das turmas de 3.º ano de escolas do município de Fortaleza no período pandêmico. Orientadora: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós - Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74137-
dc.description.abstractThe research study entitled Evaluation of management actions associated with the pedagogical work of the 3rd year classes of schools in the city of Fortaleza during the pandemic period had the general objective of evaluating the implications of the results of management actions associated with the teaching practice of three schools in the network of Fortaleza, exclusively in the third year of elementary school classes of 2022, in the postCovid-19 pandemic period, through SAEF. The theoretical assumption was divided into three topics. The first on the History of Literacy, of which the theorists Geraldi (2015), Mortatti (2010) and Marcílio (2016) were essential to understand and discuss the historical process. The second topic, on Educational Assessment based on the authors Vianna (2000 and 2005), Luckesi (1996), Oliveira, Libâneo and Toschi (2012) and Bonamino and Sousa (2012). And the third and last topic on Management and pedagogical practice in literacy supported by the authors Vieira and Vidal (2015), Carneiro (2015) and Lück (2009). The methodology used is characterized by a qualitative nature, of an observatory nature, through field research through semi-structured interviews, carried out in the city of Fortaleza, circumscribed in the Education District II, in a sample of three teachers from the 3rd year of Elementary School and six professionals from the management core, including three pedagogical coordinators and three directors. It took place through semi-structured interviews, with data analysis supported by Bardin (1977) and Minayo (2015). Finally, in response to the general objective of this dissertation, we conclude that the actions of the interviewed managers, despite being extremely necessary and positive, do not dialogue with the results of the SAEF, that is, this external evaluation does not, in fact, subsidize their actions and pedagogical interventions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação diagnóstica de redept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSistema de Avaliação do Ensino Fundamentapt_BR
dc.subjectNetwork diagnostic evaluationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectElementary School Assessment Systempt_BR
dc.titleAvaliação das ações de gestão associadas ao trabalho pedagógico das turmas de 3.º ano de escolas do município de Fortaleza no período pandêmicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo de pesquisa intitulado Avaliação das ações de gestão associadas ao trabalho pedagógico das turmas de 3º ano de escolas do município de Fortaleza no período pandêmico teve como objetivo geral avaliar asimplicações dos resultados das ações de gestão associadas à prática docente de três escolas da rede municipal de Fortaleza, exclusivamente nas turmas de terceiro ano do ensino fundamental de 2022, no período pós-pandemia Covid-19, por meio do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF). O pressuposto teórico dividiu-se em três tópicos. O primeiro sobre a História da Alfabetização, dos quais os teóricos Geraldi (2015), Mortatti (2010) e Marcílio (2016) foram primordiais para entender e dissertar sobreo processo histórico. O segundo tópico, sobre Avaliação Educacional baseado nos autores Vianna(2000 e 2005), Luckesi (1996), Oliveira, Libâneo e Toschi (2012) e Bonamino e Sousa (2012). E oterceiro e último tópico sobre Gestão e a prática pedagógica na alfabetização amparado nos autoresVieira e Vidal (2015), Carneiro (2015) e Lück (2009). A metodologia utilizada caracteriza-se de natureza qualitativa, de caráter observatório, por meio de pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturadas,realizada na cidade de Fortaleza, circunscrita no Distrito de Educação II, numa amostra de três professores do 3º ano do Ensino Fundamental e seis profissionais do núcleo gestor, das quais três coordenadoras pedagógicas e três diretoras. Ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, com análise de dados respaldadas em Bardin(1977) e Minayo (2015). Por fim, em resposta ao objetivo geral deste trabalho dissertativo, concluimos que as ações dos gestores entrevistados, apesar de serem extremamente necessárias e positivas, não dialogam com os resultados do SAEF, ou seja, essa avaliação externa não subsidia, de fato, suas ações e intervenções pedagógicas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_msbaararipe.pdf17,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.