Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74129
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Goretti de Vasconcelos-
dc.contributor.authorSilva, Claudia Rosane Moreira da-
dc.date.accessioned2023-08-24T17:34:37Z-
dc.date.available2023-08-24T17:34:37Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Rosane Moreira da. Investigando o uso de laboratórios virtuais no ensino de química: potencialidades e percepções de professores do ensino médio. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74129-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: "Química na prática: manual de experimentos com uso de laboratórios virtuais".pt_BR
dc.description.abstractInformation and communication technologies (ICT) are increasingly present in different areas of people's lives, including the educational context. These technologies have made a positive contribution to the teaching of various subjects, such as chemistry, where the use of ICT allows teachers and students to gain practical experience through simulated experiments, as chemistry is an experimental science. More recently, the use of virtual laboratories has emerged, allowing practical experimentation through a digital platform and contributing to more effective and meaningful learning, even when physical resources are scarce. In this context, this research aims to investigate the contribution of the use of virtual laboratories to the meaningful learning of chemistry in high school. Specifically, this study aimed to: (i) highlight the state of the art in the use of virtual laboratories in the teaching of chemistry; (ii) identify software, applications and websites that simulate virtual laboratories for the teaching of chemistry; (iii) understand the perception of teachers of the State Education Network of Ceará about the use of virtual laboratories in the teaching of chemistry; and (iv) propose an educational product, in the form of a didactic sequence, focused on the use of virtual laboratories in the teaching of high school chemistry. To this end, this research was developed in three stages: the first stage consisted of a systematic review of the literature; the second stage consisted of a field research with teachers involved in the teaching of chemistry at high school level; and the third stage consisted of the elaboration of an educational product with proposals for the use of virtual laboratories in the teaching of chemistry at high school level. The results showed that virtual laboratories are a complementary tool that enriches the teaching-learning process, especially in schools without adequate resources for experimental teaching. However, it is essential that they do not completely replace practical experience in physical laboratories. Continued training of teachers in the use of these technologies is essential, as is the search for strategies that involve students in the teaching-learning process. The proposed educational product will serve as a framework for secondary school teachers to integrate chemistry experiments into their teaching using digital resources. The research also contributes to public education policies and highlights the potential of virtual laboratories in democratisation of chemistry education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios químicospt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectChemistry (High school) - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChemical laboratoriespt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.titleInvestigando o uso de laboratórios virtuais no ensino de química: potencialidades e percepções de professores do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes nos diferentes âmbitos da vida dos indivíduos, incluindo o contexto educacional. Essas tecnologias têm contribuído de forma positiva no ensino de diversas disciplinas, como no ensino de química, em que o uso das tecnologias da informação e comunicação possibilita que professores e alunos tenham experiências práticas por meio das simulações de experimentos, pois a química é uma ciência experimental. Recentemente, o uso dos laboratórios virtuais tem se destacado, possibilitando a experimentação prática por meio de uma plataforma digital, e contribuindo para uma aprendizagem mais relevante e eficaz, mesmo quando há escassez de recursos físicos. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a contribuição do uso dos laboratórios virtuais no processo de ensino-aprendizagem da química no ensino médio. Este estudo buscou especificamente: (i) evidenciar o estado da arte sobre o uso de laboratórios virtuais no ensino de química; (ii) identificar softwares, aplicativos e websites que simulam laboratórios virtuais para o ensino de química; (iii) compreender a percepção de professores da Rede Estadual de Ensino do Ceará sobre o uso de laboratórios virtuais no ensino de química; e (iv) propor um produto educacional, em forma de sequência didática, com foco na utilização de laboratórios virtuais no ensino de química no ensino médio. Para tanto, esta investigação foi desenvolvida em três etapas: a primeira etapa consiste em uma revisão sistemática da literatura, na segunda etapa, foi realizada uma pesquisa de campo com professores que atuam no ensino de química no nível médio e na terceira etapa foi elaborado um produto educacional com propostas de aplicação de laboratórios virtuais no ensino de química nas séries do ensino médio. Os resultados indicaram que os laboratórios virtuais são uma ferramenta complementar que enriquece o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em escolas sem recursos adequados para aulas experimentais. No entanto, é fundamental não substituir completamente a experiência prática em laboratórios físicos. A formação continuada dos professores no uso dessas tecnologias é essencial, assim como a busca por estratégias que envolvam os alunos no processo de ensino aprendizagem. O produto educacional proposto serve de arcabouço para que docentes do ensino médio possam integrar experimentos de química às suas aulas, com o auxílio de recursos digitais. A pesquisa também contribui para as políticas públicas de educação e destaca o potencial dos laboratórios virtuais na democratização do ensino de química.pt_BR
dc.title.enInvestigating the use of virtual laboratories in chemistry teaching: potentialities and perceptions of high school teacherspt_BR
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
pe_2023_crmsilva.pdfProduto Educacional3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dis_2023_crmsilva.pdfDissertação1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.