Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74123
Tipo: TCC
Título: La residência pedagógica del Español y el cursillo Español en casa: un relato de experiencia
Autor(es): Souza, Adelmo Nascimento
Orientador: Pontes, Valdecy de Oliveira
Palavras-chave: Enseñanza de ELE;Residencia Pedagógica;Formación de profesores;Ensino de espanhol como língua estrangeira;Residência Pedagógica;Formação de professores
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Adelmo Nascimento. La residência pedagógica del Español y el cursillo Español en casa: un relato de experiencia. Orientadora: Valdecy de Oliveira Pontes. 2023. 26 f. TCC (Graduação em Letras Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este artigo de experiência relata o Programa de Residência Pedagógica (PRP) de espanhol da instituição CAPES, apontando suas características e etapas, em especial a proposta de intervenção Minicurso: “Español en Casa" que visa o ensino de espanhol como língua estrangeira para alunos do ensino médio no contexto pandêmico, desenvolvido em uma escola de pública profissionalizante. Tomamos como referência as orientações curriculares para o ensino médio (BRASIL, 2006) para estudos sobre a teoria no ensino de ELE e distinguimos os papéis de escola e curso livre, uma vez que ao longo do programa exercemos ambos os papéis na escola-campo. Destacamos também as contribuições de Garrido e Lucena (2010) no processo de estágio e Almeida Filho(1993) para a construção do projeto de intervenção que se dá através das dimensões para o ensino de uma língua estrangeira. Por fim, destacamos a importância do Programa de Residência Pedagógica para a formação do professor e para a escola-campo que recebe o projeto, posto que fortalece a construção integral do futuro professor de E/LE, colaborando com a sua formação cidadã.
Resumen: Este artigo de experiência relata o Programa de Residência Pedagógica (PRP) de espanhol da instituição CAPES, apontando suas características e etapas, em especial a proposta de intervenção Minicurso: “Español en Casa" que visa o ensino de espanhol como língua estrangeira para alunos do ensino médio no contexto pandêmico, desenvolvido em uma escola de pública profissionalizante. Tomamos como referência as orientações curriculares para o ensino médio (BRASIL, 2006) para estudos sobre a teoria no ensino de ELE e distinguimos os papéis de escola e curso livre, uma vez que ao longo do programa exercemos ambos os papéis na escola-campo. Destacamos também as contribuições de Garrido e Lucena (2010) no processo de estágio e Almeida Filho(1993) para a construção do projeto de intervenção que se dá através das dimensões para o ensino de uma língua estrangeira. Por fim, destacamos a importância do Programa de Residência Pedagógica para a formação do professor e para a escola-campo que recebe o projeto, posto que fortalece a construção integral do futuro professor de E/LE, colaborando com a sua formação cidadã.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74123
Aparece nas coleções:LETRAS - ESPANHOL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ansouza.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.