Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74113
Tipo: Dissertação
Título: A importância dos jogos no ensino da disciplina matemática na educação de jovens e adultos
Título em inglês: The importance of games in teaching mathematics in youth and adult education
Autor(es): Lemos, Antonio Paula Marinho
Orientador: Melo, Marcos Ferreira de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino;Educação de jovens e adultos;Jogos no ensino de matemática;Mathematics - Teaching and study;Youth and adult education;Games in mathematics education
Data do documento: 2023
Citação: LEMOS, Antonio Paula Marinho. A importância dos jogos no ensino da disciplina matemática na educação de jovens e adultos. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Diante das dificuldades enfrentadas pelos alunos com a disciplina matemática e também das dificuldades enfrentadas pelos professores em manter a atenção dos alunos em sala de aula de forma a viabilizar a compreensão dos conteúdos matemáticos, os jogos são um recurso de aprendizagem utilizado desde as séries iniciais com crianças até a Educação de Jovens e Adultos. O presente trabalho aborda a importância dos jogos no ensino da matemática para jovens e adultos e o tema foi escolhido pela necessidade de diversificar o estudo da disciplina matemática e minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos, além de sua atualidade, já que os jogos são uma realidade na maior parte das escolas. O objetivo geral foi destacar a importância da utilização de recursos didáticos como os jogos no ensino da matemática. Os objetivos específicos foram: descrever aspectos históricos do uso de jogos no ensino, listar jogos utilizados no ensino da matemática, elencar os benefícios do uso de jogos na Educação de Jovens e Adultos. É uma pesquisa bibliográfica, básica pura inicialmente, evoluindo para descritiva e que utiliza dados já existentes em plataformas de pesquisa. Conbcluiu que a Educação de Jovens e Adultos, para contar com o interesse e participação do público-alvo, precisa utilizar recursos didáticos que tornem o aprendizado interessante e prazeiroso e é isto que os jogos fazem.
Abstract: Faced with the difficulties faced by students with the mathematics subject and also the difficulties faced by teachers in keeping students' attention in the classroom in order to facilitate the understanding of mathematical content, games are a learning resource used since the early grades with children to Youth and Adult Education. The present work addresses the importance of games in teaching mathematics for young people and adults and the theme was chosen due to the need to diversify the study of mathematics and minimize the difficulties faced by students, in addition to its relevance, since games are a reality in most schools. The general objective was to highlight the importance of using didactic resources such as games in teaching mathematics. You specific objectives were: to describe historical aspects of the use of games in teaching, to list games used in mathematics teaching, to list the benefits of using games in Youth and Adult Education. It is a bibliographical research, initially pure basic, evolving to descriptive and that uses existing data in research platforms. It concluded that Youth and Adult Education, in order to have the interest and participation of the target audience, needs to use didactic resources that make learning interesting and enjoyable, and that is what games do.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74113
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_apmlemos.pdfDissertação de Antonio Paula Marinho Lemos732,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.