Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088
Tipo: | TCC |
Título: | Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena |
Título em inglês: | The teacher's challenges in the classroom at the Joaquim Ugena Indigenous School |
Autor(es): | Moura, Francisco Glerison Ribeiro de |
Orientador: | Araújo, Martinho Tota Filho Rocha de |
Palavras-chave: | Educação Indígena;Professor;Desafio;Leitura;Escrita |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | MOURA, Francisco Glerison Ribeiro de. Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha deAraújo. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O Professor indígena, pertencente a etnia potiguara da aldeia Jacinto – Monsenhor Tabosa – Ce, tem a sua frente enorme desafios diante de inúmeras tensões que surgem com o ensino escolar como choques de lideranças, valorização de novos conhecimentos das práticas das ciências indígenas, desafios de torna-la espaço possível de intercultural idade. Para isso, é fundamental que o Professor considere sua comunidade educativa de origem. É como parte dessa comunidade que deve contribuir na busca de novas respostas e soluções para os problemas que ela enfrenta colocando a escrita a serviço de uma expressão, buscando inspiração no patrimônio intelectual de seu povo, adicionado novos saberes aos conhecimentos ancestrais. Assim toda nova aquisição de conhecimentos deverá fortalecer a comunidade e contribuir para as soluções dos problemas comuns. Os desafios que os povos indígenas enfrentam na atualidade exigem dos professores indígenas uma postura e um trabalho adequado e responsável. Devem estar comprometidos em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem não como únicos detentores de conhecimentos, mas como articuladores, facilitadores, intervindos orientando problematizando, sem desconsiderar a atitude de curiosidade dos diversos alunos para os novos conhecimentos. A escola indígena deve ser espaça de pesquisa e de produção de conhecimento e de reflexão crítica por parte de todos os que participam dela daí a importância da formação do professor que também e um grandes desafios dos professores indígenas formação que possa incorporar instrumentos e recursos de expressão das realidades das comunidades indígenas. A Embora a educação escolar indígena tenha que enfrentar vários desafios e barreiras com relação a discriminação e preconceitos o que fortalece a luta contra estes desafios e a tomada de consciência por parte dos professores indígenas de que a educação e um compromisso de todos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088 |
Aparece nas coleções: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_fgrmoura.pdf | 507,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.