Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73979
Tipo: | TCC |
Título : | Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : uma revisão sistemática da literatura |
Autor : | Silva, Carlos Alexandre Morais |
Tutor: | Castro, Antônio Joel Ramiro de |
Co-asesor: | Marques, Leonardo Torres |
Palabras clave : | Revisão sistemática;Ambientes virtuais de aprendizagem;Ensino superior |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SILVA, Carlos Alexandre Morais. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Sistemas de Informação, Quixadá, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura que aborda o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior. O objetivo é apresentar conceitos fundamentais, ferramentas e estratégias pedagógicas utilizadas nesses ambientes, além de explorar as percepções dos discentes e docentes em relação à sua utilização. Na presente pesquisa, foram identificadas diversas ferramentas utilizadas no ensino superior, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Quanto às estratégias pedagógicas, elas podem ser aplicadas de várias formas nos ambientes virtuais de aprendizagem, como fóruns de discussão, atividades colaborativas e fornecimento de feedbacks personalizados. As percepções dos discentes e docentes em relação ao uso dessas ferramentas de ambientes virtuais de aprendizagem foram variadas. Com base na revisão da literatura, são apresentadas conclusões que sintetizam as principais descobertas e insights obtidos. Além disso, são oferecidas sugestões para trabalhos futuros, como áreas de pesquisa que podem ser exploradas e aprimoramentos que podem ser realizados nos ambientes virtuais de aprendizagem. |
Abstract: | ABSTRACT This work consists of a systematic literature review addressing the use of virtual learning environments in higher education. The objective is to present fundamental concepts, tools, and pedagogical strategies used in these environments, as well as exploring the perceptions of students and teachers regarding their use. In this study, several tools used in higher education were identified, such as the Integrated Academic Activity Management System. Pedagogical strategies can be applied in virtual learning environments in various ways, including through discussion forums, collaborative activities, and personalized feedback. The perceptions of students and teachers regarding the use of these VLE tools varied. Based on the literature review, conclusions are presented that synthesize the main findings and insights obtained. Additionally, suggestions for future work are offered, including research areas that can be explored and enhancements that can be made to virtual learning environments. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73979 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_camsilva.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.