Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73976
Tipo: | TCC |
Título : | O uso da ferramenta App Inventor no ensino de programação em cursos de TI |
Autor : | Nascimento, Robertson da Silva |
Tutor: | Silva, Jefferson de Carvalho |
Palabras clave : | Ensino;Aprendizagem;Programação;Aplicativos Móveis |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | NASCIMENTO, Robertson da Silva. O uso da ferramenta App Inventor no ensino de programação em cursos de TI. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Engenharia de Software, Quixadá, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Com o aumento da procura por ingresso em cursos de graduação em Tecnlogia de Informação (TI), o cenário atual do ensino de TI enfrenta alguns desafios. Um deles é a desigualdade entre o nível de conhecimento de programação que os estudantes possuem ao chegarem na universidade. Pelo fato de haver estudantes que já possuem experiência com desenvolvimento de software, até mesmo com interfaces gráficas, enquanto outros ainda nem mesmo conhecem a definição de um algoritmo, podem ocorrer desestímulos precoces neste segundo grupo. Desta forma, partindo de que se faz necessário o uso de meios alternativos de ensino de programação, que estimulem mais os estudantes, por possibilitar a criação de aplicativos móveis mais parecidos com os do mercado atual, este trabalho realizou um experimente com um grupo de estudantes de graduação da área de TI. Usando a ferramenta de programação por blocos App Inventor foram então criadas videoaulas, e um material de estudos auxiliar, sendo estes consumidos por um grupo de alunos. Este grupo, juntamente com um segundo grupo que não consumiu tais materiais, foram então submetidos a realização de testes de julgamento sobre o uso programação por blocos, e habilidade de programação. Sendo feita, pelos resultados colhidos destes testes, uma comparação e análise entre os dois grupos. Após esta análise foram concluídos resultados parecidos entre os grupos, porém, com o grupo consumidor dos materiais se saindo um pouco melhor. |
Abstract: | With the increase in demand for admission to undergraduate courses in Information Technology (IT), the current scenario of IT education faces some challenges. One of them is the inequality between the level of programming knowledge that students have when they arrive at university. Due to the fact that there are students who already have experience with software development, even with graphical interfaces, while others do not even know the definition of an algorithm, early discouragement may occur in this second group. In this way, based on the fact that it is necessary to use alternative means of teaching programming, which stimulate students more, by enabling the creation of mobile applications that are more similar to those in the current market, this work carried out an experiment with a group of students degree in the IT field. Using the App Inventor block programming tool, video classes were then created, as well as auxiliary study material, which were consumed by a group of students. This group, along with a second group that did not consume such materials, were then subjected to judgment tests on block programming use, and programming ability. Based on the results collected from these tests, a comparison and analysis between the two groups was carried out. After this analysis, similar results were concluded between the groups, however, with the group consuming the materials doing a little better. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73976 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_rdsnascimento.pdf | 5,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.