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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Figueiredo, João Batista de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Pereira, Raíssa de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T14:39:33Z | - |
dc.date.available | 2014-02-25T14:39:33Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Raíssa de Almeida. Estrangeira de mim: o processo de construção da identidade de uma afrodescendente inserida na classe média. 2012. 150f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7390 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Afrodescendencia | pt_BR |
dc.subject | Mestizaje | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade étnica - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Negros - Condições sociais - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Classe média - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Miscigenação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Brasil - Civilização - Influências africanas | pt_BR |
dc.title | Estrangeira de mim: o processo de construção da identidade de uma afrodescendente inserida na classe média | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O processo de construção da identidade do negro inserido na classe média apresenta singularidades que deslocam de maneira contundente a categoria negra da esfera das relações étnico-raciais elaboradas a partir da perspectiva restritiva do negro situado, predominantemente, nos setores subalternizados da economia. O favorecimento econômico dos primeiros os insere em um meio predominantemente branco, referenciado por valores e padrões de comportamentos completamente incongruentes com as práticas de matriz africana, consubstanciadas nas memórias e no resgate das tradições. Utilizando a abordagem qualitativa, consubstanciada pela proposta da História de Vida e Formação, apresento passagens da minha vida que reputei serem relevantes para o entendimento desta questão, entremeando-as com concepções de estudiosos do tema, envidando esforços na tentativa de estruturar uma definição para a identidade étnico-racial do ser humano-afrodescendente na pós-modernidade, inicialmente a partir das concepções formuladas por entidades e ativistas do movimento negro e, posteriormente, a partir do meu ponto de vista, enquanto sujeito do referido trabalho. As conclusões inferidas indicam a premente necessidade de se observar variadas lógicas de pensamentos, com vistas a adoção de um novo modelo de inclusão, tendo a educação como principal canal fomentador de alternativas não adstritas a padrões limitadores de pensamento. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El proceso de la construcción de la identidad del negro insertado em la clase media presenta singularidades que moven de forma mordaz la categoria negra de la esfera de las relaciones étnico-raciales compiladas a partir de una visión restrictiva del negro situado, predominantemente, en los sectores subalternos de la economia. La ventaja económica de los primeros los inserta en un espacio predominantemente blanco, teniendo como referencia los valores y normas de comportamiento completamente incongruentes com las prácticas de matriz africana, aprehendidas mediante los recuerdos y la recuperación de las tradiciones. Empleando el enfoque cualitativo por medio de la propuesta de Historia de vida y formación, presento pasajes de mi vida que, aquellos con los que me cuentan son relevantes en relación con estas cuestiones, al mismo tiempo en que las intercalo con concepciones de los estudiosos del tema, haciendo um intento de estructurar una definición de la identidad étnica y racial del ser humano- afrodescendientes en la pos-modernidad, inicialmente a partir de las concepciones de las Entidades y activistas en el movimiento negro y, más tarde, a partir de mi punto de vista, mientras sujeito del mencionado trabajo. Las conclusiones deducidas Indican la necesidad urgente de se observar diversas lógicas de pensamiento, con el objetivo de la adopción de un nuevo modelo de inclusión, teniendo la educación como principal canal alentador de alternativas que si extendam más allá de los patrones limitadores de pensamiento. | pt_BR |
dc.title.en | Exteriores para mí: el proceso de construcción de la identidad de un origen africano inserta en la clase media | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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